Desempregado, o analista de crédito Washington Santos de Jesus, 27 anos, saiu cedo de Cajazeiras, onde mora, para distribuir currículo na região do Centro de Salvador. Quando chegou à Praça Municipal, em frente ao Palácio Thomé de Souza, descobriu que era possível acessar a internet de graça pelo celular através da rede #Conecta_Salvador. Parou um tempinho para fazer algumas pesquisas e aproveitou para olhar as redes sociais. “É mais um atrativo para cidade”, comemorou ele, acrescentando que muitas pessoas ainda não têm condições financeiras para assinar um pacote de dados.

Washington é uma das 6.599 pessoas que utilizaram o serviço de internet sem fio disponibilizado pela Prefeitura em 14 pontos da cidade desde o último dia 21. De acordo com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), do somatório registrado, 2.370 foram usuários que se conectaram pela primeira vez. Destes, 643 foram turistas.

Enquanto caminhava sentido Elevador Lacerda, a estudante Bruna Carvalho, 19 anos, também resolveu experimentar a conexão via Wi-Fi. “Acho uma iniciativa ótima. Internet hoje é necessidade. Nem sei quantas vezes entro nela durante o dia”, disse.

Os três lugares onde a #Conecta_Salvador foi mais usada pela população foram Farol da Barra, Paripe (Quadra de Tubarão) e Rio Vermelho, bairro com acessos nos largos de Santana e da Mariquita. Também há pontos na Rua Dias D’Ávila (Beco da Off), na avenida Oceânica (na altura do posto de atendimento ao turista, na Barra), Amaralina (Largo das Baianas), Praça da Piedade, Relógio de São Pedro, Praça Municipal, Mercado Modelo, Casa do Carnaval e Subúrbio 360 (Coutos).

O serviço de internet gratuito funciona ainda no Palácio Thomé de Souza e em órgãos municipais como Casa Civil, Fundação Cidade-Mãe, Semur, Limpurb, Ouvidoria, Seinfra, Semge, Semob, Smed, Cogel, Secom (ABI), Codesal, Diretoria Geral das Prefeituras-Bairros (DGPB), Centro de Referência LGBT e Observatório Racial e LGBT.

Até junho, a Prefeitura vai implantar a próxima etapa da rede #Conecta_Salvador em mais 16 localidades. São elas o Parque da Cidade (Itaigara), Praça João Martins (Paripe), Lapa/Previs (Nazaré), deque do Dique do Tororó, Praça do Shopping da Bahia, Mercado do GE (Paripe), Estação Mussurunga, Rótula da Feirinha (Cajazeiras), Estação Campo da Pólvora, Largo do Bonfim, Praça de Periperi, Mercado de Periperi, trecho entre os fortes São Diogo e Santa Maria (Barra), Morro do Cristo (Barra), Farol da Barra e orla (trecho entre o Aeroclube e o Jardim de Alah).

Como se conectar – Para se conectar é preciso que o cidadão habilite no dispositivo móvel a rede #Conecta_Salvador e siga as orientações de cadastro. A rede obedece ao Marco Civil da Internet (lei 12.965/14) e a Lei Geral Proteção de Dados (lei 13.709/18), o que garante a segurança dos dados trafegados, tanto para a Prefeitura como para quem utiliza a internet sem fio.

Cada ponto de acesso atinge um raio de, aproximadamente, 30 metros de alcance. Após o login, o cidadão poderá ficar até uma hora conectado. Uma nova conexão poderá ser feita uma hora após ao último acesso. Caso a tela de autenticação não seja exibida automaticamente, digite o site oficial do #Conecta_Salvador no navegador do celular.