Mais de 77% das pessoas que visitaram as praças decoradas de Salvador durante o fim de ano avaliaram que esse foi o melhor Natal de todos. Foi o que apontou uma pesquisa de satisfação encomendada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Do dia 28 a 30 de dezembro, 265 pessoas, maiores de 16 anos, foram entrevistadas presencialmente em 18 espaços públicos que receberam a iluminação e decoração do período.

Segundo a pesquisa, os locais mais visitados durante o mês de dezembro foram o Campo Grande (58,6%), seguido pelo Farol da Barra (27,5%), Dique do Tororó (23%) e Avenida Centenário (13,9%). Entre o público entrevistado, a maioria (42,9%) disse ter visitado mais de três vezes os espaços decorados. As praças decoradas atraíram, principalmente, o público acompanhado da família, que representou 71,4 % das visitas, seguido pela ida sozinho (22,4%) e pela visita com amigos (21,4%).

Os aspectos que mais os entrevistados gostaram foram a iluminação diversificada, com jogos de luzes e cores variadas, seguido da variedade dos objetos decorativos (anjos, bolas coloridas, estrelas e cascatas) e a utilização do corredor de luz, que combinou músicas e luzes. A árvore de Natal gigante; a decoração das árvores da cidade; e o presépio e a projeção do vídeo natalino no Dique do Tororó e na Barra também foram apontados como alguns dos cinco pontos positivos da decoração de Natal.

Em relação à infraestrutura, o público ressaltou como aspectos positivos a realidade aumentada (56,5%), o ambiente e a hospitalidade (51,9%), seguido pela limpeza dos locais decorados pela Prefeitura (36%). A projeção em 3D de imagens natalinas com uso de totens espalhados pela cidade foi uma das novidades da decoração deste ano. A realidade aumentada de um Papai Noel sentado na poltrona, ao lado de uma árvore de Natal, foi possível por meio do aplicativo Natal Salvador, disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store.

Opinião – Ao todo, 90,7% dos entrevistados avaliaram que a decoração natalina valorizou a cidade, 86,2% elogiaram a descentralização da decoração para diversos bairros, 82,9% afirmaram que ficaram orgulhosos com a decoração e 69,8% disseram ter se emocionado.

A estimativa é de que cerca de 600 mil pessoas tenham conferido a iluminação natalina na praça durante o mês de dezembro. Nos demais pontos da cidade, o número chegou a quase um milhão de visitantes. Mais da metade dos entrevistados na pesquisa recomendaria visitar o Campo Grande (57,6%).