A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), está trabalhando na ampliação da infraestrutura de diversos equipamentos públicos esportivos na capital baiana, como forma de fomentar e apoiar a prática de esportes e a formação de atletas. Uma das estruturas a ser implantada no município é a pista de atletismo em Stella Maris, entre a Alameda Praia do Flamengo e a Alameda Dilson Jatahy Fonseca. O edital de licitação para construção do equipamento está previsto para ser lançado no próximo dia 13.

A pista de atletismo será construída sobre um terreno de 27.615 metros quadrados e terá oito raias com requisitos oficiais e padrões internacionais, com piso em asfalto. O equipamento ainda terá espaços tecnicamente adequados para arremesso de peso, disco e martelo, lançamento de dardos, saltos em distância, triplo, em altura e com vara, além de campo em gramado e arquibancada para 178 pessoas. O investimento é de R$ 9,3 milhões, com recursos do Ministério do Esporte.

A construção também engloba prédio, contendo administração, recepção, salas de controle, de técnicos e professores; salas de primeiros socorros e de avaliação física; além de vestiários masculino e feminino; sanitários públicos, academia e depósito. O prazo da obra é seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Piscina – Salvador também terá um Centro Aquático apto para formar atletas de alto rendimento. Será implantada na cidade uma Piscina Olímpica proveniente do Estádio Aquático dos Jogos Olímpicos 2016, que mede 25x50 e dois metros de profundidade. A piscina ficará localizada na Praça Wilson Lins, antigo Clube Português, na orla da Pituba.

A cessão do equipamento é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o município, por meio da Semtel; a Aeronáutica, responsável pela aquisição do equipamento junto ao fabricante; o Ministério dos Esportes, que definiu as cidades que receberiam os equipamentos; e a Myrtha Pools, empresa italiana que fabricou a piscina e será responsável pela montagem dela na capital baiana.

CIE – Dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) já estão sendo construídos em Itapuã e outro em São Marcos. Serão equipamentos multiusos voltados para a iniciação esportiva e para o estímulo e formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social.

As unidades de Itapuã e São Rafael terão a mesma estrutura: ginásio poliesportivo com arquibancada para 195 pessoas e área de apoio com administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário. Serão 1,6 mil crianças e adolescentes beneficiados, sendo 800 em cada CIE.

Poderão ser praticadas modalidades olímpicas, como basquetebol, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei. Também haverá adaptações para práticas de modalidades paraolímpicas, a exemplo do judô e voleibol sentado. Modalidades não-olímpicas, a exemplos de futsal e capoeira, também acontecerão nas duas unidades. A previsão para entrega das obras é março do próximo ano. O investimento para a construção dos dois centros é de R$ 6 milhões, com recursos do Ministério dos Esportes e contrapartida do município.

Projetos – A Escola Senhor do Bonfim, em Plataforma, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nossa Senhora das Graças, nos Dendezeiros, recebem no contraturno o Projeto Ginástica Rítmica na Escola, destinado a 550 alunos matriculados regularmente no Ensino Fundamental I e II. A proposta, com a realização da atividade, é promover qualidade de vida aos estudantes, incentivá-los a melhorar o desempenho escolar e revelar talentos que poderão ser iniciados na modalidade profissional posteriormente.

O Projeto Karatê na Escola é outra ação que alcança alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa ocorre na Escola Municipal Professor Milton Santos, em Valéria, e visa proporcionar a construção da cidadania, a socialização, a prática competitiva, a integração e inclusão social dos alunos.