Dentro de seis meses, Salvador vai passar a contar com um equipamento apto a formar atletas de alto rendimento em esportes aquáticos. A informação é da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), após comitiva de gestores e técnicos da Prefeitura e pessoas ligadas ao esporte vistoriarem diversos pontos da capital baiana nesta segunda-feira (23). A iniciativa visa buscar um local apropriado para instalação de uma das piscinas do Estádio Aquático dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, cedidas após o evento esportivo. Além de Salvador, Manaus (AM) também foi contemplada com equipamento similar.

Voltada para a formação de jovens atletas, a piscina mede 25x50 com dois metros de profundidade. A cessão do equipamento é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o município, por meio da Semtel, e mais três entes. Um deles é a Aeronáutica, responsável pela aquisição do equipamento junto ao fabricante. Outros dois são o Ministério dos Esportes, que definiu as cidades que receberiam os equipamentos, e a Myrtha Pools, empresa italiana líder do mercado de piscinas na Europa, que fabricou a piscina e será responsável pela montagem na capital baiana.

"Temos vistoriado áreas de propriedade da Prefeitura e outras de interesse comum para definição do melhor lugar para instalação. A piscina já foi desmontada e todos os pré-requisitos solicitados já foram cumpridos. Também dispomos de uma empresa apta a realizar o traslado do equipamento do Rio de Janeiro para cá. Todo o trabalho prévio foi viabilizado pelo Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), sob a tutela do secretário Jorge Khoury, e a transferência dessa piscina é uma das prioridades da pasta", afirma o titular da Semtel, Geraldo Júnior.

Formação de atletas - De acordo com Geraldo Junior, a chegada do equipamento servirá de estímulo à ampliação dos esportes aquáticos na capital. Dentre os expoentes está o medalhista olímpico na natação indoor em Sydney 2000, Edvaldo "Bala" Valério, e os campeões mundiais de maratona aquática Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. "É preciso valorizar a prata da casa e também estabelecer o turismo de esportes na cidade. Portanto, a expectativa é de que até o mês de junho teremos a piscina instalada em Salvador. Com isso, será incentivada a prática de atividades relacionadas e todo o cunho social agregado", disse.

Para a implantação do equipamento, foram vistoriadas locações na orla, avenidas Paralela, ACM e Bonocô e na Boca do Rio. Dentre os locais visitados estão o entorno da Associação Desportiva e Cultural Coelba (Adelba), na Paralela; o antigo Clube Português, na Pituba; e o Parque Santiago, na ACM. Membro do Conselho Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Edvaldo Valério também participou do reconhecimento.

Valério destaca a importância da implantação desse equipamento na capital. "Fui atleta olímpico e, assim como o secretário, sei da dificuldade que é para um atleta de alto rendimento treinar em Salvador. Salvador sempre foi um celeiro de grandes atletas de porte olímpico e vinha sofrendo há muitos anos sem uma piscina adequada”.