0
0
0
s2sdefault

Esquema especial da Prefeitura não registrou ocorrências graves no terceiro dia de competição em Salvador

O clima de tranquilidade e de chuva de gols seguem como marca dos jogos olímpicos de futebol realizados na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nesta quarta-feira (9), a operação especial montada pela Prefeitura não registrou ocorrências graves e, no terceiro dia de competição na cidade, as duas partidas do futebol feminino resultaram em 10 gols – a Austrália venceu Zimbábwe por 6x1 e a França ganhou o confronto com a Nova Zelândia por 3x0. Até o momento, desde o primeiro dia de jogos na capital baiana, foram registrados 34 gols em seis partidas – maior média dentre todas as arenas olímpicas da Rio 2016.

“A cidade viveu ontem mais um dia tranquilo de operações especiais, com exceção do tráfego que, atipicamente, apresentou congestionamento e lentidão no entorno da Arena Fonte Nova. No entanto, a equipe da Transalvador adotou medidas preventivas, controlando a situação”, observa o gestor do Escritório Salvador Cidade Global (ESCG), Jorge Khoury, também titular do Comitê Gestor Municipal dos Jogos Rio 2016.

Para esta quinta-feira (10), os órgãos reforçarão as atividades devido ao confronto Brasil e Dinamarca pelo futebol masculino, às 22h, único com ingressos esgotados até o momento. “Todo o nosso operacional está atento, pois isso significa que teremos uma quantidade maior de pessoas nas ruas”, aponta Khoury.

Trânsito - Em razão dos bloqueios necessários à realização dos Jogos Olímpicos na Arena Fonte Nova, iniciados às 13h de ontem, o tráfego da cidade se comportou de maneira atípica, apresentando congestionamento e lentidão em vias do entorno do estádio e em rotas alternativas, que ficaram sobrecarregadas. A situação foi agravada pelo tráfego intenso no horário de pico, a partir das 17h. No entanto, a passagem das seleções de futebol não causou transtornos ao trânsito.

Medidas preventivas e no decorrer da operação foram adotadas pela Transalvador, como ajuste de tempos de semáforos, além de fechamento e abertura de retornos. Entretanto, durante a tarde houve pontos de lentidão registrados nas avenidas da França, Lafayette Coutinho (Contorno) entre a Gamboa e a rua Miguel Calmon, nas proximidades do Mercado Modelo, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) sentido centro e Avenida General Graça Lessa (Vale do Ogunjá).

O tráfego foi monitorado pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA), que registrou desta vez velocidades menores que as médias históricas das vias. Na Avenida Anita Garibaldi, desde o viaduto da Centenário até a Praça Lord Cochrane, o NOA registrou 6 km/h, uma velocidade média muito abaixo da velocidade histórica de 26 km/h.

A Avenida Vasco da Gama, uma das mais comprometidas durante a tarde, apresentou velocidade média de 11km/h, quando a média histórica é de 23km/h entre a antiga Coca-Cola e o Vale do Ogunjá. A via apresentou melhorias após fechamento do retorno da Perini, viabilizado pela Transalvador

A Avenida Juracy Magalhães no sentido Lucaia apresentou retenção em decorrência de sobrecarga na Rua Waldemar Falcão, no Horto Florestal. O Comércio também apresentou lentidão, com reflexos na Avenida Contorno e no Vale do Canela.

Não houve acidente de trânsito relacionado ao evento. Foram efetuadas sete autuações e sete veículos foram removidos pela Transalvador por estacionamento irregular. As barreiras começaram a ser removidas às 21h30, serviço finalizado às 22h.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) registrou 504 pessoas transportadas pelo Expresso Arena, com ônibus especiais que saem do aeroporto, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Shopping Barra. As linhas de ônibus que dão acesso à Arena Fonte Nova não registraram qualquer anormalidade e o Elevador Lacerda transportou 16.847 pessoas somente ontem.

No caso dos táxis, a operação foi iniciada às 13h, quando houve a intervenção nas áreas do Dique e Joana Angélica pela Transalvador. A Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae) realizou o acompanhamento nos três pontos destinados aos táxis, sendo quatro agentes por ponto. Foi corrigido o problema que houve na barreira da Joana Angélica onde os taxis não estavam chegando ao Desterro. Já o ponto da Bonocô confirmou-se com a boa localização, sentido a Avenida Mario Leal Ferreira, onde foi possível acomodar até 25 veículos na fila. No ponto dos Galés houve baixa demanda.

Demais órgãos - As equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) realizaram 119 ações, sendo 61 vistorias, três autos de infração, nove notificações, duas faixas removidas, 12 remoções diversas e 26 orientações diversas. Dentre as 17 apreensões feitas está a de 1.500 panfletos irregulares. A Guarda Civil Municipal registrou 56 atendimentos e nenhuma ocorrência, com atuação de 320 agentes.

Uma equipe composta por engenheiro, chefe de setor e motoristas, além do trailer da Defesa Civil de Salvador (Codesal) permaneceram na tarde e noite de ontem nos arredores da Arena Fonte Nova durante as duas partidas de futebol feminino. Durante a operação foi identificada a necessidade de reparo para uma tampa de esgoto na Ladeira da Fonte. Na ocasião, foi solicitada avaliação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) para que o reparo seja feito o quanto antes.

Já a Ouvidoria Geral do Município (OGM) contabilizou, por meio do Disque Jogos Olímpicos, oito ligações relacionadas às informações de acesso ao Dique. A equipe volante registrou 330 informações, sendo 300 delas referentes a informações de acesso aos portões de entrada, 25 sobre compra de ingressos e cinco sobre mobilidade (entre informações de pontos de ônibus, táxis e estacionamento para acesso à Arena).

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) esteve presente durante todo o dia nas proximidades da Arena Fonte Nova. Foram realizadas 12 operações de fiscalização, entre 12h e 22h, a fim de manter o ordenamento no local e verificar quais marcas estavam sendo comercializadas. Não foram encontradas irregularidades. O órgão atua com 85 agentes de fiscalização, que foram designados para atuar com o ordenamento dos ambulantes que estão trabalhando no entorno do estádio.

No intuito de prevenir situações de trabalho infanto-juvenil, risco social e pessoal e ofertar acolhimento institucional de pessoas em situação de rua. Os técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) constataram oito situações de vulnerabilidade social, que resultaram em quatro cadastros, um encaminhamento para acompanhamento do Conselho Tutelar e outros três para atendimento no Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Já o projeto Turma da Pulseirinha realizou a identificação de 152 crianças e adolescentes com os dados dos pais ou responsáveis, para proporcionar que as famílias tenham maior segurança de levar seus filhos para assistir os jogos. As atividades foram desenvolvidas por vinte técnicos, distribuídos em cinco equipes no entorno da Arena Fonte Nova, de duas horas antes até duas horas depois da realização das partidas. As ações são monitoradas por coordenadores da Semps, que participam do Plantão Integrado de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos/BA.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...