A 2º edição do Global Challenge Family em Salvador contou com mais de 800 atletas de 21 estados brasileiros e de países como Argentina e Espanha disputando as seis modalidades da competição, que englobaram provas para todas as idades. O evento aconteceu no último fim de semana, sábado (26) e domingo (27), entre as orlas de Itapuã e Piatã, e é fruto da parceria entre a Federação Baiana de Triathlon (FebaTri) e a Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Além de produzir uma competição com um perfil técnico excelente, o Challenge ainda teve um viés agregador, trazendo a cultura e beleza da cidade às provas. Um exemplo disso pôde ser notado logo no pórtico de chegada para as competições. Isso porque o pórtico foi integrado à escultura Guaramuru-Guaçú, do artista plástico Ray Vianna. Além disso, a Largada da Maratona Aquática teve como pano de fundo um dos cartões postais da cidade, o Farol de Itapuã.

Alguns detalhes sobre os dois dias de prova fizeram a diferença, a exemplo do domingo que foi, até o momento, o dia mais quente do ano. A praia estava muito limpa e o mar, calmo, com água cristalina e temperatura agradável. Segurança por todo o trajeto da prova, para atletas e público, como total apoio da Transalvador e Polícia Militar. O evento contou também com um centro de recuperação (recovery) no local da prova; mecânicos de bikes para dar suporte aos atletas e grandes coberturas para proteção do sol que foram espalhadas pelo percurso da prova.

De acordo com o presidente da Saltur, Isaac Edington, a grandiosidade dessa competição reflete a importância de Salvador no cenário esportivo. “O Challenge é uma das grifes de triatlo internacional e é ainda mais especial porque tem ações para toda a família. Essa é a segunda edição que fazemos. Foi um sucesso", comentou o presidente.

"A operação de trânsito montada pela Superintendência para o Challenge foi, por mais um ano, um sucesso, ocorrendo com antecedência e muito planejamento. Mais de cem agentes e outros servidores da autarquia atuaram com o objetivo de garantir a realização das competições e manter a fluidez do tráfego, na medida do possível. Eventos esportivos como este são de grande importância para a cidade, uma vez que trazem um turismo qualificado, de pessoas que, com certeza, retornarão a Salvador em outras ocasiões", afirma Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

A prova principal entre as seis categorias é a Triathlon Half Distance, que inclui percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k de corrida. A maratona foi classificatória para o mundial do Challenge, que acontecerá em 2020, na cidade de Samorín, na Eslováquia. Os seis primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) se classificaram e os cinco primeiros classificados de elite também garantiram vaga.

Para envolver toda a família e contemplar público de diversas idades, o Global Challenge Family trouxe outras provas para a cidade, como, por exemplo, o Triathlon Sprint Distance, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Além disso, foi oferecido o Challenge FunRun, com corridas de rua, nas modalidades 5k e 10k. Mais três novas provas completaram o Challenge. Uma delas foi a Aquathlon, que consiste em 1km nadando, 2,5km ou 5km de corrida, 1km nadando e 2,5km de corrida, e é mundialmente conhecida como uma prova determinante para cultivar novos adeptos para o triathlon. A outra foi a Swim Challenge, uma maratona aquática idealizada para homenagear os inúmeros profissionais nadadores baianos e também a orla da cidade. Por fim, aconteceu a Challenge Junior, uma sequência de provas variadas feitas especialmente para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos.

“O evento foi bastante elogiado pelos atletas e pelo público, que acompanhou todo o percurso através da transmissão na Arena do evento. “Realizamos essa segunda edição, e subimos mais um degrau na evolução do esporte na Bahia. Foi um grande sucesso”, destacou ainda o presidente da Febatri, Cleber Castro.

Os resultados convalidados das provas foram divulgados pela Febatri nesta segunda (28). Os destaques do triathlon foram: na “Elite Feminina”, Bruna Mahn (São Paulo), Carol Furriela (São Paulo), e Júlia Kruger (Santa Catarina). Na “Elite Masculina”, Igor Amorelli (Santa Catarina), Paulo Maciel (Distrito Federal), Chicão Ferreira (Santa Catarina), Edi Monteiro (São Paulo) e Bruno Matheus (Paraná). Vale lembrar que a competição serviu como classificatória para o Mundial de Triathlon em Samorín, na Eslováquia.