A partir do próximo dia 15, começa a seleção dos 600 alunos que terão aulas gratuitas de natação e hidroginástica na Arena Aquática Salvador, na Pituba. Mais de oito mil interessados fizeram a inscrição pela internet, encerrada na terça-feira (25). As atividades para as novas turmas do equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), têm início previsto para o dia 22 de julho.

Será feito um sorteio eletrônico para selecionar os 600 participantes, que podem ser crianças a partir dos seis anos, jovens, adultos e idosos. Os convocados deverão apresentar xerox de RG, CPF, comprovante de residência e atestados de aptidão física, emitido por cardiologista ou clínico geral, e para doenças de pele, emitido por um dermatologista ou infectologista.

Além disso, para os menores de idade, é necessário também levar comprovante de matrícula escolar e documentação do responsável. Após a entrega da documentação, o candidato passa por avaliação física e técnica, inclusive dentro da piscina, para saber se participa da turma de iniciante ou avançado.

Talentos e estrutura – A Arena Aquática possui 15 mil m² de área e abriga piscina olímpica de 50x 25 m. A estrutura é voltada para o incentivo dos esportes aquáticos em Salvador, além de apoio para os atletas baianos. Por exemplo, os talentos revelados na edição anterior das aulas gratuitas farão parte da primeira equipe competitiva do equipamento e serão treinados na piscina olímpica.

O investimento municipal é da ordem de R$6,2 milhões. A arena engloba uma piscina semiolímpica, academia, sala de fisioterapia, sala de atendimento médico, sala para exames antidoping, vestiários para atletas e paratletas e sala de técnicos, dentre outros ambientes.