Educação

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Subúrbio 360 dá um passo adiante quando o assunto é ensino e aprendizado

Imagina um lugar onde, no contraturno das aulas, é possível aprender brincando e utilizando ferramentas tecnológicas de ponta. Onde as crianças podem participar de oficinas de teatro e artes em geral, de diversas modalidades esportivas (do futsal ao karatê), de laboratórios de informática e até se aventurar no universo da comunicação tendo à disposição um estúdio de rádio com transmissão ao vivo pela internet.  Tudo isso com segurança, em uma estrutura multiuso com 10 mil metros quadrados de área construída, refeição, lanche e banho. Esse lugar existe, e não é uma escola privada. Trata-se do Subúrbio 360, um equipamento 100% público e gratuito inaugurado hoje (26) pela Prefeitura em Coutos, na Rua da Paz, no Subúrbio Ferroviário.

Situado numa região onde moram aproximadamente 400 mil pessoas, o Subúrbio 360, fruto de um investimento de R$30 milhões do município, está dividido em cinco módulos multiuso. No total, são 11 salas, sendo quatro para aulas da Escola Laboratório (Escolab), quatro para práticas esportivas e de dança e outras três para Centro Especial de Reabilitação (CER), que começa a funcionar em abril, gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O equipamento conta ainda com duas quadras poliesportivas cobertas, um teatro com 400 lugares (que também se transforma em auditório) e uma cozinha industrial para cursos profissionalizantes (voltara para as mães dos alunos), além de refeitório, elevador e rampas para acessibilidade, casa de lixo e de gás, estacionamento e estruturas administrativas.

O Subúrbio 360 está sob a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas outros órgãos municipais são parceiros, a exemplo das pastas de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Matos (FGM). Entram também como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Funcionamento – Cerca de 1,5 mil pessoas devem utilizar mensalmente a estrutura do Subúrbio 360, a maior parte crianças.  Desse total, 550 possuem entre 6 e 12 anos e vão estudar de segunda a sexta nas 22 turmas da Escolab (11 pela manhã e 11 pela tarde), das 8h às 17h. Essa é a terceira Escolab inaugurada pela Prefeitura, oferecendo, em parceria com o Google e a SmartLab, atividades educativas com a utilização de jogos de raciocínio lógico e linguagem, experimentações artísticas e científicas, tudo com o uso de tablets e até impressoras tridimensionais.

Esses 550 alunos frequentam a escola normal pela manhã ou pela tarde e, no contraturno, se dirigem à Escolab. Assim, têm educação em tempo integral e com acompanhamento pedagógico, aproveitando toda a estrutura oferecida pelo Subúrbio 360. Isso com direito a refeição, lanche e até banho para ir à escola ou quando chegarem à Escolab. Na matrícula, a direção do Subúrbio 360 está priorizando aqueles alunos que são das escolas municipais Graciliano Ramos, Álvaro Vasconcelos da Rocha, Professor Ítalo Gaudenzi e Fazenda Coutos, pois estão próximas do empreendimento. Mas se todas as vagas não forem preenchidas, estudantes de outras unidades poderão fazer a inscrição.

Vale lembrar, no entanto, que o Subúrbio 360 é maior do que a Escolab, e está a partir de hoje aberto para todos os estudantes e comunidade em geral a partir das 17h e até nos fins de semana. As duas quadras poliesportivas, por exemplo, estão abertas à comunidade mediante solicitação. Assim como as oficinas de teatro.

Teatro para 400 pessoas com oficinas

Na parte cultural e artística, o Subúrbio 360 conta com a realização de diversas oficinas do projeto Boca de Brasa, disponibilizadas para os alunos e para a comunidade local nos finais de semana, com início nas sextas-feiras e encerramento aos domingos. A estrutura conta com um teatro equipado com som e luz, 400 lugares na plateia e camarins. O mesmo teatro vira auditório, quando necessário. Além disso, duas salas serão utilizadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.

Grupos locais ocuparão o espaço e disponibilizarão aulas de audiovisual, produção cultural, dança de rua e teatro. A programação completa está sendo definida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Após o período de laboratório, os alunos apresentarão tudo que aprenderam no palco do teatro ou em espaços abertos do Subúrbio 360, oportunidade em que poderão mostrar o desempenho pessoal e do grupo para diversas pessoas. Além disso, o equipamento estará à disposição de toda a cidade para apresentações de outros grupos de fora do Subúrbio 360.

Hoje, dia da inauguração do Subúrbio 360, o Boca de Brasa deu uma amostra do que será desenvolvido no local aos fins de semana. Durante toda o dia, dez intervenções levaram cultura e arte para o público presente. O público participou ainda de uma Oficina de Grafite e da exposição Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, composta por discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos, porcelanas antigas, quadros e esculturas, dentre outros objetos.

APAE terá Centro de Reabilitação

Inovação, arte, cultura, esporte e educação fazem parte do Subúrbio 360, mas há ainda espaço para oferta de serviços de saúde, com a instalação de um Centro Especial de Reabilitação (CER). O espaço, que faz parte das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), será um equipamento de saúde integrado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que foi instituída pela Portaria nº 793/GM/MS, de 24 de abril de 2012. Serão atendidos 400 jovens com deficiências - física e intelectual - por mês e o centro deverá começar a funcionar em abril.

Serão atendidos jovens com sequelas de traumas e de acidente vascular encefálico; lesão medular; amputações; traumatismo cranioencefálico; doenças neuromusculares; paralisia cerebral; síndromes genéticas que comprometam o aparelho locomotor; mielomeningocele; malformações congênitas; paralisia infantil; e neuropatias. A estrutura será adaptada também atendimentos a pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e Transtornos do Espectro Autista.

O objetivo é ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de reabilitação no âmbito do SUS, cobrindo o vazio assistencial na região do Subúrbio. O CER terá quatro salas. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, em horário administrativo, com capacidade para 200 pessoas com deficiência física e outras 200 com deficiência intelectual e autismo. A estrutura passará por uma ampla reforma para adaptá-la às necessidades do serviço e pacientes.

A meta é ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde e também educação de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiências temporárias ou permanentes (adultos e crianças). As atividades serão desempenhadas para promover o desenvolvimento de habilidades funcionais (física e intelectual) das pessoas com deficiência e autismo para promover sua autonomia e independência. O projeto prevê ainda a articulação juntos às escolas para que estes jovens tenham inserção nas instituições de ensino.

Também haverá dispensação de órtese e prótese, cadeiras de rodas infantil e adulto, cadeira de banho, bengalas, coletes, muletas, bolsa de colostomia (coletora de fezes), dentre outros. O diagnóstico, avaliação, orientação e a estimulação precoce dos usuários será de responsabilidade de uma equipe multiprofissional composta por Neurologista, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros.

A equipe do CER, em conjunto com o usuário, familiares e acompanhantes, desenvolverá ações de reabilitação de maior ou menor intensidade e frequência, conforme a necessidade de cada caso. O atendimento pode ser individual, em grupo e em oficinas terapêuticas. Busca-se também a estimulação precoce de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, almejando intervir o mais cedo possível na aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e sociais.


Aulas profissionalizantes de gastronomia

O Subúrbio 360 contará com um projeto inédito: uma cozinha industrial para capacitar mulheres em cursos profissionalizantes gratuitos de confeitaria e gastronomia. As aulas serão oferecidas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA).

O diferencial do projeto é que ele atenderá às mães dos estudantes dos anos iniciais da Educação Básica, matriculados no local no contraturno às aulas normais. Todo o alimento produzido durante os cursos serão utilizados para a merenda dos alunos. Ao todo, serão atendidas 22 pessoas por curso, nos turnos matutino e vespertino. A capacitação será oferecida para mulheres com idade superior a 18 anos, sendo que o ideal é que sejam pessoas das comunidades do entorno. Fruto de parceria com o Senai, cujo contrato tem validade de um ano, os cursos disponibilizados serão de produção de salgados e folhados, panificação básica, confeitaria básica e pães especiais de massa doce ou salgada. As aulas terão início no dia 20 de fevereiro. Ao final, será entregue um certificado e, com o aprendizado do curso, as aprovadas poderão abrir o próprio negócio, inclusive como microempreendedoras individuais. 

Do futsal ao karatê

Futsal, basquete, handebol e voleibol. Essas são algumas das modalidades esportivas que serão disponibilizadas para os alunos do Subúrbio 360, em complemento à educação formal. No local, serão 22 turmas (11 pela manhã e 11 pela tarde), com duração de 30 minutos para cada prática esportiva, atendendo crianças com idades entre 6 e 12 anos. Toda a programação ocorrerá em duas quadras poliesportivas cobertas, com área de cerca de 520 metros quadrados cada, e dotados de traves de futsal, tabela de basquete e rede para voleibol.

A responsabilidade pelas práticas esportivas no Subúrbio 360 é da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). Entre as quadras poliesportivas há duas salas onde, em breve, serão oferecidas atividades físicas para a comunidade em geral, como karatê, capoeira, ginástica rítmica e ginástica. O cronograma das aulas está sendo preparado pela Semtel. Para os pequenos, os conteúdos programáticos foram planejados levando em consideração as faixas etárias.

Quem tem até 10 anos terá acesso a jogos com um aspecto lúdico acentuado, por se tratar do primeiro contato entre a criança e a modalidade esportiva. A partir dos 10 anos, entra em jogo o primeiro contato com as regras, mas sem nenhuma rigidez. Com idades entre 12 e 16, na fase da pré-adolescência (naquelas atividades abertas para toda a comunidade), as regras são efetivamente aplicadas.

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Em um só lugar, estudantes terão acesso a educação com uso de tecnologia de ponta, teatro, cursos profissionalizantes, quadras poliesportivas e estúdio de rádio

O Subúrbio de Salvador, onde residem aproximadamente 400 mil pessoas, ganha nesta sexta-feira (26) um equipamento público de ponta, que está muito além da educação em tempo integral. Instalado na Rua da Paz, s/n, em Coutos (onde funcionava, em uma estrutura bem menor, a antiga sede da Fundação Cidade-Mãe), o Subúrbio 360 será inaugurado às 10h pelo prefeito ACM Neto, oferecendo, em um espaço multiuso de dez mil metros quadrados de área construída, atividades para alunos da rede municipal e de toda comunidade que passam pela experimentação com uso de ferramentas tecnológicas, práticas esportivas e culturais, cursos profissionalizantes e atendimento na área de saúde para pessoas com deficiência. Haverá ainda no local um Centro Especial de Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência.

No total, o equipamento, fruto de um investimento de R$30 milhões, vai atender a cerca de 1,5 mil pessoas por mês, entre crianças e comunidade em geral. Desse montante, 550 serão matriculadas na Escola Laboratório (Escolab), a terceira inaugurada pela Prefeitura e que fica dentro do Subúrbio 360. Todas essas crianças pertencem à rede municipal de ensino, e, no Subúrbio 360, irão participar de atividades extracurriculares dentro da Escolab e em todos os outros espaços, a exemplo das duas quadras poliesportivas, auditório, teatro e estúdio de rádio. 

"Na Escolab, das 8h às 17h, os alunos vão aprender com o uso de ferramentas tecnológicas e como tablets, impressoras 3D, inclusive de uma forma lúdica e interativa. Mas esses estudantes também poderão usar todos os espaços do Subúrbio 360, conforme orientação de uma equipe pedagógica. Esses mesmos espaços, a exemplo das quadras, do teatro, do auditório, também estarão à disposição de outros estudantes e da comunidade em geral, e poderão ser utilizados mediante solicitação à direção do Subúrbio 360", explicou o secretário municipal de Educação, Bruno Barral. 

Os estudante da rede municipal matriculados no Subúrbio 360 irão participar das atividades da Escolab e usufruir dos demais espaços do equipamento no contraturno das aulas. Quem estuda pela manhã, por exemplo, poderá chegar ao Subúrbio 360 no início da tarde, onde terá direito a almoço, lanche e até a banho. O mesmo para quem estuda pela tarde, só que no turno oposto. Até agora, cerca de 300 vagas já foram preenchidas, de acordo com a diretora do equipamento, professora Celma Vitória. 

Cursos profissionalizantes - "Além dos alunos matriculados na Escolab, cerca de mil pessoas deverão utilizar o Subúrbio 360 por mês. Teremos aqui um espaço para o teatro, comandado pela Fundação Gregório de Mattos em uma sala de primeira para grandes espetáculos. Atividades nas quadras de esporte desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer. E cursos profissionalizante de panificação e confeitaria numa cozinha industrial, que será oferecido às mães dos estudantes, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Senai", explicou Celma Vitória.

Apae - O Subúrbio 360 terá ainda um Centro Especial de Reabilitação (CER). O centro, que faz parte das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), será um equipamento de saúde integrado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que foi instituída pela Portaria nº 793/GM/MS, de 24 de abril de 2012. Serão atendidos 400 jovens com deficiências - física e intelectual - por mês. "Será um espaço avançado com neurologia, fonoaudiologia, psicólogos, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. Profissionais que serão capazes de fazer diagnóstico e tratamento dessas crianças para que elas possam voltar para casa ou para a escola", informou o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. 

#Atenção Uma van com profissionais de imprensa irá sair da Praça Municipal às 9h (impreterivelmente) em direção ao Subúrbio 360. Os profissionais e veículos que tiverem interesse em utilizar o transporte, no sistema ida e volta, devem entrar em contato com Alexandre Reis.

 

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Uma estrutura mais ampla, moderna e confortável para a comunidade de Pirajá, que comemorou a entrega da nova Escola Municipal Adilson de Souza Galo na manhã desta terça-feira (23). A inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário da Educação, Bruno Barral, demais gestores municipais, vereadores, lideranças e população. A unidade funcionava em uma casa alugada, contava com quatro salas de aula e tinha capacidade para atender 110 alunos. Com a construção do novo prédio, a 300 metros do antigo, a escola passou a ter nove salas e a atender 330 alunos.  

"Alegria é a palavra que resume o sentimento de todos aqui, ao receber esse prédio lindo. É um sentimento de dever cumprido, é o sorriso dos alunos, é a satisfação de fazer parte dessa escola. Tudo o que foi projetado aqui foi pensado nos alunos. Que todos tomem posse dessa estrutura e a conservem. Se empenhem para que consigam alcançar resultados ainda melhores", disse a diretora Ivonete Santos.

ACM Neto lembrou que, em 2017, a Prefeitura chegou a aplicar mais de 29% do orçamento em educação, quando a obrigação constitucional é de 25%. "Isso demonstra o comprometimento e a prioridade da Prefeitura com a educação. Recursos que são revertidos para construção, reconstrução e manutenção de escolas, implantação de plano de cargos e vencimentos, melhoria da qualidade da merenda, oferta de dois kits escolares este ano e contratação de soluções pedagógicas. Tudo isso tem resultado na melhoria dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", elencou.

Além disso, o prefeito pediu empenho da equipe para atender a um sonho da comunidade: a construção do campo de futebol do Conjunto Pirajá. "Algo que vai contribuir ainda mais para a transformação social da localidade", completou.

Melhorias - A unidade de ensino foi erguida em uma área de 782 metros quadrados, com um investimento de R$ 2,2 milhões. O local agora dispõe de depósito, cozinha, sala de leitura, sala de professores, diretoria, despensa, secretaria e sanitários, inclusive para pessoas com deficiência, dentre outros ambientes. O ensino abrange da Pré-Escola (do grupo 4 ao 5, nos turnos matutino e vespertino) ao Fundamental I (do 1º ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino).

Expansão - De 2013 até agora, a Prefeitura já executou obras de construção, reconstrução e reforma em 223 unidades escolares da cidade - o que ultrapassa 50% do total da rede. Em 2016, Salvador foi a capital que mais cresceu na educação básica – subiu 9 posições no ranking nacional. A nota da capital baiana cresceu de 4,0 para 4,7 no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Nos anos finais (Ensino Fundamental 2), a nota saltou de 3,0 para 3,4, num crescimento de mais de 10%.

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Os moradores do Doron comemoraram, nesta quarta-feira (10), a entrega do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Olga Benário, que foi completamente requalificado pela Prefeitura após demolição da antiga estrutura em pré-moldado. A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário municipal de Educação, Bruno Barral, equipe técnica, autoridades, lideranças locais e comunidade escolar.

O prefeito destacou que, nos últimos meses, a Prefeitura está conseguindo inaugurar uma nova escola por semana, o que deverá acontecer até o início do ano letivo de 2018 – um marco para a cidade. “Desde 2013, foi tomada a decisão de recuperar toda a rede escolar. Agora, após cinco anos, a rede municipal de ensino vai praticamente dobrar a oferta de vagas para os alunos. Temos que investir em uma educação pública gratuita e de qualidade, para que os filhos das famílias pobres possam ter o mesmo futuro promissor dos filhos das famílias ricas”, completou ACM Neto.

A diretora Ana Paula Nascimento, que está na rede municipal há 10 anos, ressaltou a felicidade em ver o CMEI totalmente reconstruído. “Essa não é só uma obra de melhoria estrutural. É também uma obra que demonstra o respeito da Prefeitura nos investimentos para melhorar a qualidade da Educação Infantil.” E ainda completou: “Esta unidade de ensino é de toda a comunidade. Temos que preservar esse patrimônio.”

Às vésperas de completar aniversário, o secretário Bruno Barral destacou que a inauguração do CMEI completamente requalificado é um grande presente não apenas para ele, mas também para a cidade. “Esta é uma unidade de ensino de alto padrão, que vai contribuir ainda mais para ofertar educação de qualidade às crianças. Agradeço a toda a comunidade escolar pelo apoio e pelo trabalho ao longo do tempo.”

Nova estrutura – Voltado para a Educação Infantil, o CMEI Olga Benário passou por uma completa requalificação. Em razão da precariedade do prédio de pré-moldado, eram comuns as infiltrações e a perda de materiais e alimentos nos períodos de chuva, situação que muitas vezes inviabilizava a realização das aulas. Assim, a estrutura antiga, que tinha capacidade de atender apenas 90 crianças, foi demolida.

No local, foi construído um novo equipamento que é maior, mais bonito e com uma estrutura mais acolhedora para crianças, professores, gestores e funcionários. Com investimentos da ordem de R$ 2,3 milhões, o CMEI conta agora com 968 m² de área construída. A quantidade de vagas, mais que triplicou, passando a ter uma capacidade de 300 alunos em turno integral, dos Grupos II ao V.

A nova unidade tem dez salas de aula; sala de descanso; brinquedoteca; sala de leitura; sanitários de alunos; sanitário PNE; vestiário; sanitários de funcionários; sanitário administrativo; diretoria; secretaria; sala de professores/coordenação, playground; cozinha; despensa; sala de freezers; lavanderia; área de serviço; solário; pátio descoberto e acessibilidade.

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Até esta terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) registrou 105.800 alunos que cursarão os segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em todos esses níveis de ensino foram disponibilizadas 166.900 vagas.

As matrículas para alunos novos que vão cursar o 1º ano do Ensino Fundamental começaram nesta terça. Para estudantes do 2º e do 3º ano e da EJA, as matrículas começam na quarta-feira (10). Na sexta (12), ocorrerão os procedimentos para inserção de novos alunos do 4º e do 5º ano; e na próxima segunda-feira (15), para os que cursarão do 6º ao 9º ano.

A rede municipal de ensino conta, atualmente, com 339 escolas e 98 creches e pré-escolas, além de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Todas as unidades funcionam como postos de matrícula para vagas em qualquer bairro, como explica a Diretoria Pedagógica, Nilce Gama: “por exemplo, o pai ou a mãe podem estar na ilha (de Maré, dos Frades ou de Bom Jesus dos Passos) e efetuar a matrícula lá mesmo para o filho que vai estudar numa escola municipal no Cabula”.

As matrículas ocorrerão dessa forma, descentralizada, até o dia 27 deste mês, mas continuam nas próprias escolas durante todo ano - para alunos que farão transferência de unidade no decorrer dos meses.

Dos 105.800 mil alunos matriculados até então, 14 mil foram para o nível Educação Infantil, oferecido em creches e pré-escolas e atende crianças de 0 a 5 anos. Esta é a primeira etapa da educação básica e visa o desenvolvimento integral e integrado da criança.

Outras 83.800 matrículas foram feitas para o Ensino Fundamental. O segmento tem duração mínima de nove anos – divididos em dois ciclos – e tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, considerando a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências básicas necessárias na formação de atitudes de valores intrínsecos ao exercício da cidadania.

E 8 mil estudantes estão matriculados para cursar a EJA, modalidade constituída por quatro tempos de aprendizagem, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar.

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Nesta terça-feira (9), a Secretaria Municipal da Educação (Smed) dá início às matrículas para alunos novos que vão cursar o 1º ano do Ensino Fundamental em 2018. Para estudantes do 2º e do 3º anos, as matrículas começam na quarta-feira (10). Os documentos necessários (cópia e original) são: Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; Cadastro de pessoa Física (CPF); comprovante de residência atualizado; cartão do programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS); Cartão de Vacina atualizado; Histórico Escolar dos alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental (documento original), e duas fotos 3x4. As matrículas podem ser feitas em qualquer escola da rede municipal.

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Os moradores do bairro da Fazenda Grande III comemoraram com festa a inauguração da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo do bairro, realizada nesta sexta-feira (5). O ato contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário Bruno Barral (Educação), demais autoridades, vereadores, líderes comunitários e população. A iniciativa fez parte da programação do Gabinete da Prefeitura em Ação, realizada durante toda a manhã na região administrativa de Cajazeiras.

A diretora da unidade, Kátia Amorim, tomou como exemplo a participação nos programas Se Liga e Acelera, desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), para mostrar que investimentos transformam a vida de crianças e jovens. “Nesses projetos, o nosso trabalho é fazer com que os alunos acreditem que podem fazer a diferença. A construção dessa creche vai possibilitar às crianças e às famílias um futuro melhor. Muito obrigada por essa realização”, pontuou.

O prefeito ACM Neto salientou que esta é a 11ª unidade de ensino entregue pela administração municipal nos últimos meses, lembrando que novas escolas serão inauguradas até o início do ano letivo de 2018. Ele também afirmou a importância da construção de novas creches na cidade. “Por um lado, possibilitamos a escolarização de crianças cada vez mais cedo, em comunidades carentes, permitindo que tenham as mesmas condições das demais crianças no futuro. Por outro lado, os pais podem sair para procurar um emprego e garantir o sustento da família, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro e com toda a assistência necessária.”

Com 824 m² de área construída e investimento de R$ 2,1 milhões, a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Fazenda Grande III está localizada na Rua Doutor Trípolo Francisco Gaudenzi, em uma antiga área subutilizada pela população. A unidade tem capacidade para receber 320 alunos da região, e conta com 10 salas de aula, sendo sete delas a funcionar em tempo integral, além de diretoria, secretaria, sanitários comuns e adaptado para pessoas com necessidades especiais, pátio coberto, solário e área de lazer.

Mais requalificação – No entorno, foram investidos cerca de R$ 133 mil para garantir as melhorias na área, que tem 685 m². Além da creche e pré-escola, os moradores também receberam uma boa notícia: a assinatura da ordem de serviço para requalificação asfáltica da entrada do bairro. A obra contará com investimento de quase R$630 mil e foi uma das intervenções mais votadas pelos moradores, por meio do programa Ouvindo Nosso Bairro.

Programação – O Gabinete da Prefeitura em Ação em Cajazeiras foi iniciado com a assinatura da ordem de serviço para reforma de 200 residências em situação precária, dentro do Morar Melhor. Foram beneficiados moradores da Rua Josaphat Marinho, selecionados pelo programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

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Os pais devem ficar atentos para a matrícula antecipada da rede municipal de ensino para alunos da Educação Especial, ou seja, que possuem deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. O procedimento acontece nesta sexta-feira (5) e a data é dedicada exclusivamente ao atendimento deste segmento. No ano passado, a rede contou com 4.556 alunos com deficiência matriculados em seu sistema.

Para efetuar a matrícula, basta que o responsável compareça à unidade de ensino onde pretende matricular o estudante munido de um documento que ateste a devida necessidade do mesmo. Além do atestado, é preciso que sejam apresentados os documentos (original e cópia) do registro civil ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, cartões do Bolsa Família (caso o aluno seja beneficiário), do SUS e de vacinação, sendo este último atualizado e duas fotos 3x4.

Para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental ou TAP II, ainda é preciso apresentar histórico escolar no ato da inscrição. Após esta data, ainda será possível realizar a matrícula dos alunos especiais, sem ser necessário apresentar o atestado.

Para a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Jaqueline Barros, a matrícula antecipada dos alunos da Educação Especial vai permitir que as unidades de ensino se organizem melhor.  “A escola terá condições de identificar, em tempo hábil, o quantitativo de alunos e as especificidades deles para organizar a formação das turmas”, afirma.

Além disso, as instituições poderão encaminhar o aluno para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE); providenciar melhores condições de acessibilidade (espaços pedagógicos, mobiliário adaptado, adaptação e confecção de material pedagógico utilizando a tecnologia de baixo custo); solicitar, quando necessário, o profissional de apoio escolar ao setor competente; orientar as famílias quanto ao funcionamento da escola, e participar dos cursos de formação continuada oferecidos pela Smed e instituições parceiras, para melhor qualificação quanto ao processo de escolarização desses educandos.

Calendário – Após a sexta-feira (5), o cronograma de matrículas da rede de ensino de Salvador para todos os públicos terá continuidade no dia 10, para os alunos contemplados com vaga na Educação Infantil. A partir do dia 16, é a vez do preenchimento das vagas residuais, considerando a lista de espera de cada unidade de ensino. Já para os eixos do Ensino Fundamental I e II, a matrícula tem início na terça-feira (9) até o próximo dia 15. No dia 10, acontece as inscrições para o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

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Na última inauguração de unidades municipais de ensino em Salvador este ano, nesta quinta-feira (28), o clima de festa foi ainda mais especial e teve como palco o bairro de Nova Brasília, na Estrada Velha do Aeroporto. A Creche e Pré-Escola Primeiro Passo da localidade foi entregue pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário Bruno Barral (Educação), gestores escolares e população. Também estiveram presentes convidados como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o senador Ronaldo Caiado.

Além da creche, uma outra boa notícia foi dada aos moradores: a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, antiga reivindicação de quem mora na região. Os recursos, na ordem de R$70 milhões, já foram assegurados para 2018 pelo governo federal e contaram com a intermediação do presidente da Câmara.

O prefeito ressaltou que está sendo mantido o ritmo de inaugurar uma nova unidade de ensino por semana até o início do ano letivo de 2018 – ainda faltam mais 12 escolas. “Isso faz parte de uma verdadeira revolução que está sendo feita na área da Educação na cidade. A gente quer virar esse ano preparando a Educação da capital para dar um importante salto de qualidade, e essas novas escolas vão contribuir decisivamente para isso”, pontuou.

Assim como nos demais bairros que receberam unidades de ensino para crianças de até 5 anos, o sentimento dos moradores é de realização de um sonho. “Essa é uma conquista da comunidade e o início disso veio com o Ouvindo Nosso Bairro. Agradeço a todos pelo empenho para que esta unidade de ensino fosse entregue hoje”, salientou a diretora Tânia Santana. “Este ano, trabalhamos duro para fazer essas entregas, mas o resultado disso orgulha toda a cidade”, pontuou Bruno Barral.

Estrutura – Com 827 m² de área construída e investimento de R$ 2,1 milhões, a nova unidade de ensino tem capacidade para receber 320 alunos de 2 a 5 anos da comunidade e conta com 10 salas de aula, diretoria, secretaria, sanitários – inclusive para pessoas com deficiência –, um pátio coberto, além de um solário e área de lazer. O entorno também recebeu melhorias na infraestrutura, na ordem de R$ 200 mil.

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