“O que são poemas?”, questiona a professora Lorena Costa, durante as aulas da Oficina de Leitura e Escrita. Respostas diversas ecoam dos 30 alunos do 5º ano da Escola Municipal Gersino Coelho, no Doron. “Poema é rima, é pontuação. É amor, é felicidade”, resume Ariel Santos, de 11 anos. O aprendizado sobre o gênero textual dividido em estrofes e versos é apenas um dos inúmeros conceitos repassados durante a disciplina “Práticas Literárias”. Ministrados uma vez por semana, os ensinamentos fazem parte da grade curricular dos 240 alunos, divididos nas oito turmas, do 3º ao 5º ano. Além de ajudar de forma interdisciplinar, as aulas tem sido uma preparação para que eles participem da Olimpíada de Língua Portuguesa e do Prêmio Jorge Amado de Literatura.
Durante as aulas, a professora distribuiu cartilhas com poemas de autores da literatura brasileira. Além repassar o conteúdo referente aos estilos e caraterísticas dos textos, a docente treina a leitura em voz alta. “O meu objetivo é que conheçam os tipos de textos literários, suas características e saibam quem são nossos escritores, em especiais os negros. A partir desse conhecimento, eles começam a ter a base para criar seus próprios textos e então participar de seletivas como a Olimpíada e o Prêmio Jorge Amado ”, explica a professora da rede municipal há 12 anos.
Para a diretora da escola, Kátia Silva, as práticas de leitura e escrita são fundamentais para o desempenho dos alunos, além de prepará-los para desafios, a exemplo da Olimpíada e o Prêmio Jorge Amado. “Comprovamos a melhora nas notas de todas as disciplinas. Além disso, fortalecemos a questão da leitura e escrita que deve ser levada para vida”, assinalou a gestora.
Fique ligado - Em breve, o edital do Prêmio Jorge Amado de Literatura será publicado. Os prêmios de R$ 4 mil para 1º colocado, R$ 3 mil para o segundo lugar e R$ 2 mil para a terceira colocação. As inscrições serão abertas em julho. Neste ano, há uma novidade: a categoria videoclipe foi substituída por dramaturgia (peça de teatro). As categorias poesia e conto são para os alunos do 1º ao 5º. Já os estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar nas categorias romance, dramaturgia e história em quadrinhos.
Fruto de uma parceria da Smed com o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB) de Salvador, o concurso é direcionado aos alunos matriculados no Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal. Já na quarta edição, o prêmio foi estabelecido, ainda em 2013, como uma das metas na área da Educação a serem desenvolvidas pela administração municipal.
Recém-saído do Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, no IAPI, Tiago Espinheira, de 19 anos, era só ansiedade em conseguir uma vaga no programa Ingressar. Com 800 vagas gratuitas a serem ofertadas através da Prefeitura em 2019, a segunda edição do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibulares teve os detalhes apresentados hoje (27) pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos.
O evento ocorreu no auditório do Hub Salvador, no Comércio, e as inscrições já estão abertas, até o próximo dia 9, pela internet ou presencialmente. O prefeito salientou que ainda é muito desigual o acesso às universidades públicas – hoje, alunos oriundos de instituições privadas, com condições financeiras melhores, ainda conseguem a maioria das vagas do ensino superior gratuito.
O Ingressar, então, surge como uma oportunidade para os jovens que não têm condições de pagar por uma preparação extra. “O objetivo do Ingressar é levar o cursinho, qualificar e preparar esses jovens vindos de escola pública, ao longo dos próximos meses. Os alunos da escola particular ainda têm vantagem sobre os alunos da escola pública e a gente quer, aos poucos, superar essa realidade”, afirmou ACM Neto.
“É muito boa essa oportunidade, principalmente para quem não tem dinheiro poder estudar e ingressar na faculdade, porque é muito difícil. Dá a oportunidade, inclusive, para muitos jovens que não entram na faculdade por causa (da falta) do estudo e, aí, acabam caindo no mundo do crime”, pontuou Tiago Espinheira, que fez questão de comparecer ao lançamento do programa para conhecer de perto os detalhes da inscrição. Ele pretende, com o Ingressar, tentar realizar o sonho de cursar Administração ou Psicologia.
Como funciona – Com investimento de pouco mais de R$1,6 milhão, por meio da SPMJ, o Ingressar é realizado pelo segundo ano consecutivo. O programa é voltado para jovens entre 16 e 29 anos de idade, residentes em Salvador, oriundos do 3º ano do ensino médio em instituições públicas ou bolsistas de unidades privadas de ensino, além de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção é feita através de pontuação que, além dos critérios acima, também inclui participantes de programas sociais ou em situação de vulnerabilidade social.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www. ingressar. salvador. ba. gov. br, ou presencialmente no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, defronte ao Mosteiro de São Bento. No local, técnicos capacitados estarão à disposição para auxiliar os jovens que tenham dúvidas nas inscrições.
No momento da inscrição, é essencial apresentar a documentação exigida em edital, seja ela em cópia acompanhada de original (presencial) ou cópia autenticada em cartório (presencial e internet). Do total de vagas, 5% é reservado para pessoas com deficiência, 30% para pessoas negras e 5% para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade-Mãe (FCM) ou egressos do sistema socioeducativo.
“O Ingressar tem como objetivos assegurar redes de cidadania para adolescentes e jovens, e fortalecer a capacidade de inclusão, autonomia e capacitação, garantindo a esses jovens carentes o direito de competir, em patamar de igualdade com os demais alunos, por uma vaga em universidade pública. É uma oportunidade única para cada um dos jovens soteropolitanos que desejam investir no seu conhecimento”, afirmou a titular da SPMJ.
Sucesso – A edição 2018 do Ingressar ofertou 400 vagas, com 69 aprovados em universidades públicas. Dentre eles está Yonantha Costa, estudante do curso de Geografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que contou sobre a experiência de participar da iniciativa. Ela foi aluna do Pré-Enem, uma das instituições contratadas pela Prefeitura no ano passado.
“Primeiro deu uma oportunidade, que não tive no ensino médio, de ter acesso a professores superqualificados e bem empenhados realmente com o objetivo do aluno de ser aprovado. Foi muito mais fácil, prazeroso, nos sentimos valorizados e respeitados, integrados a outros alunos pagantes da instituição, sem distinção”, revelou.
Alunos da Escolab de Coutos, localizada na Rua da Lagoa, inauguraram o primeiro pomar da unidade. O plantio de árvores frutíferas aconteceu na manhã desta quinta-feira (23). A ação tem apoio da Secretaria Municipal da Educação do Salvador (SMED), da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e dos técnicos da Caravana Salvador Mata Atlântica. Foram plantadas mudas de pitangueiras, laranjeiras, limoeiros, goiabeiras e aceroleiras.
Antes de iniciar a atividade, os alunos foram reunidos e orientados pela bióloga da caravana Salvador Mata Atlântica, Elane Silva de Sousa, de 43 anos, responsável pela equipe de plantio. Em seguida, os pequenos foram apresentados aos materiais do plantio, que foi encerrado com uma rodada de perguntas e, como incentivo, os alunos ganharam doces.
"A ação é uma forma de incentivar os estudantes no cuidado com o meio ambiente e promover a educação ambiental. Estamos sempre orientando os alunos sobre como fazer o plantio de uma árvore e preservar o meio ambiente, incentivando o plantio de vegetação de mata atlântica, que é o nosso bioma”, explicou a bióloga.
Para Elane Sousa, a importância dessas atividades está refletida na mudança de visão das crianças sobre o tema e em como essa experiência se torna um marco na vida de cada jovem. “Eles passam a ter um olhar diferenciado. Isso é nítido em cada plantio que participamos. Eles se sentem felizes em plantar. Eu já ouvi até uma criança falar 'hoje foi o dia mais feliz da minha vida’, por nunca ter plantado uma árvore e ter aprendido isso aqui. A atividade acaba despertando esse interesse de preservar o meio ambiente. Eles vão passar por aqui todos os dias e desenvolver o sentimento de pertencimento, pois eles tiveram participação no plantio”, contou.
A pedagoga Cássia Silva Santos Góes, 42, atual diretora da escola, diz que os alunos abraçaram a iniciativa. “Ficaram animadíssimos. Porque elaboramos o projeto juntos, depois fizemos uma semana de sensibilização com as crianças, para que elas também pudessem opinar, dizer o que gostariam de trabalhar durante a realização do projeto. E quando anunciamos que já tínhamos fechado com um parceiro para dar conta do paisagismo e do plantio na Escolab, eles ficaram maravilhados".
Cássia também se mostrou feliz com a execução do projeto. “Fechamos a parceria com a Secis e quando eles sugeriram fazer pomar, paisagismo e horta, os meninos vibraram. Para aqueles que estão vindo de outras escolas e já participaram de outros plantios, também é uma experiência gratificante”.
Interação - Participaram do plantio alunos do 1° ao 5° anos, além de professores que também colocaram a mão na massa, plantando duas laranjeiras e um limoeiro.
Aluno do 5º ano E, Cauã de Almeida Costa, 14, demonstrou muita desenvoltura na atividade. Após plantar uma goiabeira, o pequeno exclamou: “Agora só falta colocar o ‘negócio’ para as formigas!”, se referindo ao produto que garante proteção contra os insetos. Cauã diz que entende a importância das plantações para guardar "nossa herança vegetal". “É uma coisa boa. A gente representa os índios, fazendo o que eles faziam antigamente. O que eles arrancavam, eles plantavam para ajudar e não destruir a natureza. É uma herança. A gente só faz retribuir e completar. Todo dia cuidar dela para não acabar”, disse.
Passo a passo - A pedagoga Cássia fez questão de participar do plantio. Orientada por Elane e outros técnicos da Caravana, plantou mudas de laranjeira. O primeiro passo é deixar o torrão - terra que envolve a raiz da planta - nivelada com o solo. Depois, colocar a muda e o tutor, responsável por auxiliar no crescimento reto da árvore.
O terceiro passo é colocar, junto ao torrão, o tubo airador para que a terra permaneça úmida por mais tempo, e o tubo de proteção diretamente no caule da árvore. Por fim, a muda é amarrada ao tutor por um fio de plástico e regada. Elane Sousa lembra que é importante reduzir espaços vazios quando colocar a terra, assim evita a proliferação de fungos e bactérias. Além de ter cuidado para não jogar terra no tubo airador. As mudam foram espalhadas por toda escola.
Fantoches, artigos cênicos e música ao vivo. Os elementos artísticos deram vida ao espetáculo o Almoço Mágico, que conta a história sobre a amizade de duas amigas: uma Fadinha e uma Bruxinha. Com intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável e incentivar o consumo de frutas e legumes, a atividade foi promovida, nesta quinta-feira (16), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Álvaro Bahia (Paripe) e Paulo Bispo Braz (Nova Brasília de Valéria). A campanha educativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Nutriplus, por meio do Projeto de Educação Alimentar. Pelos menos outros 72 CMEIS serão beneficiados pelo projeto até o final deste ano, alcançando 7 mil crianças da educação infantil.
A iniciativa começou na última segunda-feira (13), no CMEI Tereza Cristina, localizado no Centro Espírito Lar Harmonia, em Piatã. Entre as 85 crianças que estiveram presentes no Auditório Chico Xavier, onde a peça foi apresentada, a aluna Suelen dos Santos, 5, do grupo V, fez questão de mostrar que entende bem quando o assunto é alimentação saudável. Durante o bate-papo entre a Fadinha e a Bruxinha sobre alimentos saudáveis, a garotinha disparou. “Lá em casa a gente come aipim, arroz doce e muita fruta. Biscoito é de vez em quando”, revelou, acrescentando sua predileção por maças no lanche e saladas de cenoura no almoço.
Além dos ensinamentos, repassados aos pequenos de forma lúdica, o projeto também visa envolver a equipe pedagógica e toda a comunidade escolar. Para a vice-diretora do CMEI Tereza Cristina, Cláudia Virgínia Carmo, é muito importante conscientizar as crianças, com idades entre 2 e 5 anos. “Elas são verdadeiras multiplicadoras. Aprendem aqui, levam as informações para casa e ajudam os pais a fornecer uma alimentação saudável”, explica a gestora. O CMEI atende, em turno integral, 204 crianças do Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz e das localidades Sapucaia e Baixa do Tubo, ambas em Piatã.
Ela destaca que as cinco refeições ofertadas na instituição (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e ceia) são bem balanceadas e baseadas no consumo de frutas e legumes, em detrimento dos alimentos com excesso de gordura e açúcar. “Nossas crianças comem frutas, mingaus, sopas, saladas, bebidas lácteas, proteínas e muitas raízes”, garantiu a vice-diretora.
A nutricionista e especialista em educação nutricional da Nutriplus Juliana Dias frisou a importância dos cardápios escolares seguirem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), um programa do governo federal que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação pública. “Nosso trabalho aqui é de conscientização das boas práticas alimentares para garantia da saúde por meio de ações de EAN incorporadas à dinâmica curricular da escola”, assinalou a nutricionista.
Confira o calendário das apresentações desta sexta-feira e da próxima semana:
17/05 - 09h - Madre Judite
17/05 -14h - Madre Judite
20/05- 09h - CPP São Cristóvão
20/05 - 10h30 - CMEI Raul Queiroz
20/05 - 14h - CPP Bairro da Paz
21/05 - 09h - CMEI Eliezer Aldiface
21/05 -10h30 - CSU Cosme de Farias
21/05 - 14h - CSU Cosme de Farias
22/05 - 09h- CMEI Luis Eduardo Magalhães
22/05 - 10h30 - CMEI Yaci Vaz
22/05 - 14h - CMEI Virgem de La Almudena
23/05 - 09h - EM Nova Esperança Arx Tourinho
23/05 - 14h- EM Nova Esperança Arx Tourinho
24/05 - 09h- CMEI Nossa Senhora das Graças
24/05 - 10h30 - CMEI Dr. Augusto Lopes Pontes
24/05 - 14h - CMEI Arlete Magalhães
A Prefeitura lança, neste sábado (11), a partir das 8h, o projeto Escola sem Muros, na Escola Municipal de Fazenda Coutos (Alameda Mirante Marques de Leão, fim de linha do bairro). Idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), o projeto engloba uma série de ações que envolvem órgãos públicos municipais, alunos, professores, coordenadores, gestores, funcionários e, principalmente, a comunidade local, com foco na valorização da escola.
Estarão presentes o vice-prefeito Bruno Reis, o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, e o secretário da Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga. De acordo com Bruno Barral, a ideia é promover a escola como equipamento essencial das comunidades, tanto no aspecto da educação formal, quanto na importância social e local. "Daí o nome do projeto: Escola sem Muros. A ideia é fortalecer os laços entre a comunidade e a escola, construindo, assim, uma consciência de responsabilidade, cuidado e preservação desse bem público", afirma.
Ele explica que estão previstas diversas ações a serem realizadas em um único dia, em mutirão. Além de serviços de melhoria física da unidade, como pintura, limpeza, manutenção, cuidados com o entorno e plantio de árvores, haverá atividades recreativas e pedagógicas. "Esse dia será especial tanto pelos resultados imediatos quanto pela semente que todos estaremos plantando juntos, que é promover uma escola de todos e para todos", diz, enfatizando, também, que a ideia é tornar a escola um espaço de interação, com a realização periódica de ações que envolvam toda a comunidade.
Durante o evento de lançamento do projeto, estão previstas atividades como grafitagem, campeonatos de futebol e tênis de mesa, ginástica, oficinas literárias, apresentações culturais, como fanfarra e conjunto musical de flauta, palestras, atendimento nutricional, atendimento jurídico, entre outros. E muita diversão para as crianças, com contação de histórias, cama elástica, pintura em papel, golzinho, vôlei, basquete, entre outros.
O Escola sem Muros envolve, ainda, o trabalho das secretarias municipais de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra),de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Saúde (SMS) e de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), além da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Guarda Civil Municipal, Prefeitura-Bairro, Codesal, Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e Codecon.
Os alunos da Escola Municipal Irmã Elisa Maria, localizada em Nova Brasília, puderam homenagear os familiares na manhã desta sexta-feira (10), através da programação da “Semana do Dia de Quem Cuida de Mim”. Com a chegada do Dia das Mães, a atividade, que foi iniciada na última segunda-feira (6), englobou ações como leitura de livros, oficinas de cartões e materiais recicláveis.
Um coral foi apresentado pelos alunos que, entre os gestos de amor e carinho, entoaram a canção “Meu Abrigo”, sucesso da banda Melim. Na ocasião, juntamente com os responsáveis, participaram de uma oficina com materiais recicláveis, na qual customizaram caixas de papelão e garrafas plásticas para serem usadas como porta-objetos.
“É um momento impar para todos nós. Temos todo mundo dentro da escola - os alunos, a família e a comunidade - promovendo a socialização. É uma forma de sairmos da rotina e trazermos a família cada vez mais perto da escola”, afirmou a diretora da instituição, Amanda Cristina.
A agente de educação Gilkércia Araújo destacou a atividade como necessária para o desenvolvimento dos estudantes. “Ter esse momento de interação é grande importância, pois chama os responsáveis para estarem cada vez mais presentes no dia a dia e na educação dessas crianças. A educação é uma parceira da escola com a família e, ter momentos como esse, mostra a preocupação da instituição com a família e o desejo da presença deles no convívio dos seus menores”, declarou.
Satisfação – Enquanto participava da oficina com caixas de papelão, Roberto Santiago, 36 anos, pai de Beatriz, aluna do 5º ano, classificou o momento como emocionante. “Estar aqui hoje junto com minha filha recebendo essas homenagens me deixa muito feliz. Essas coisas só fortalecem o relacionamento dos pais com os filhos”, pontou.
Andrelita Conceição, 44 anos, mãe das alunas Maria Eduarda e Elisabeth, ambas do 2º ano, considerou o evento inesquecível. “A gente sente que tudo foi preparado com muito carinho e amor pelas crianças. É emocionante participar disso aqui. Eu estou muito feliz. Não tem presente melhor do que sermos retribuídos com o amor dos nossos filhos”, afirmou.
“Tudo aqui está muito legal. Podemos homenagear quem a gente ama e ao mesmo tempo se divertir e aprender. Eu gostei muito de ter participado”, conta Mateus Silva, do 4º ano A. “Realmente aqui está tudo muito legal e lindo. A maioria das coisas fomos nós que ajudamos a preparar. Espero que todo mundo que esteja aqui tenha gostado”, finalizou a colega Ruth Soares, do 2º ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), firmou uma parceria com o Projeto Axé para ampliação de ações em benefício de crianças e adolescentes em situação de rua em Salvador. Por meio da parceria, novas metas e ações foram estabelecidas, a exemplo do aumento da formação qualificada de agentes públicos e sociais, com formação continuada e encontros pedagógicos denominados Educadores de Rua.
Além disso, receberão aporte técnico 57 agentes públicos e sociais, sendo 18 indicados pelo Projeto Axé e 39 pela Sempre, mais 150 operadores dos serviços que constituem a rede sócio-assistencial de atenção a população em situação de rua na capital baiana. Outra meta de destaque é o apoio e fortalecimento familiar a mais 100 famílias.
O titular da Semps, Léo Prates, afirmou que as principais contribuições da parceria são a ampliação do conhecimento dos colaboradores do Serviço Especializado da Assistência Social (Seas), bem como o aprendizado acerca da educação de rua como facilitador no processo de construção dos vínculos com a população em situação de rua, em especial crianças e adolescentes. “Este será um legado de suma importância à política municipal na área de Assistência Social”, pontua o secretário.
Qualificação – Utilizando como principal recurso material o veículo “AxeBuzu”, o Projeto Axé atualmente realiza por ano a busca ativa de 800 crianças, adolescentes, jovens e familiares em situação de rua, e 1.500 observações em locais estratégicos. O veículo equipado possui equipe técnica capacitada que realiza os encaminhamentos para as unidades de atendimento do Projeto Axé, instituições parceiras, serviços das Políticas Públicas Setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
Conforme a gestora da parceria, Ravena Lima, que é subcoordenadora das Ações de Alta Complexidade da Diretoria de Proteção Social Especial da Sempre, o trabalho com o Projeto Axé tem contribuído para a qualificação do Serviço Especializado em Abordagem Social executado pelo órgão. “Sobretudo pela possibilidade da educação continuada ofertada aos colaboradores da secretaria, conforme meta do Plano de Trabalho, e consequente aplicação do aprendizado para a soma de resultados relacionados à população em situação de rua em Salvador”, destaca.
Para uns, a aquisição de conhecimento e aprendizado profissional e cidadão para a construção de um futuro melhor. Para outros, a expectativa de passar por esta experiência transformadora dentro da Prefeitura de Salvador. A formatura de 300 jovens e o ingresso de novos 300 participantes do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor marcaram o evento “Uma Jornada Transformadora – Valorizando o Protagonismo dos Jovens e Criando Oportunidades no Mundo do Trabalho”, ocorrido nesta terça-feira (7), na área externa do Palácio Thomé de Souza, no Centro.
Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, acompanhados do vice-prefeito Bruno Reis, demais secretários e gestores municipais, autoridades e imprensa, além dos próprios jovens e familiares. A atividade também contou com a palestra “Mente de Campeão”, ministrada pelo professor e empreendedor Yang Mendes.
No discurso, o prefeito salientou a necessidade de dar oportunidade aos jovens apresentarem o próprio trabalho, valor e talento, a exemplo do que tem acontecido com diversos gestores que ingressaram na administração municipal desde 2013. “A cada ciclo, oportunizamos que esses jovens possam ter, por um lado, a experiência do primeiro emprego, a convivência com o mercado de trabalho e o aprendizado de atividades que no futuro serão fundamentais nas suas vidas. Por outro lado, damos condições para que eles tenham um aprendizado mais amplo, com acompanhamento social e educacional, que fará esses jovens mais preparados e em melhores condições para ingressar no mercado de trabalho”, destacou ACM Neto.
“É essencial investir no potencial do jovem, no seu desenvolvimento pessoal e profissional, garantindo um futuro melhor e uma sociedade mais justa, digna e contemporânea. É nessa perspectiva que temos atuado, acreditando e valorizando o protagonismo juvenil como força propulsora de transformação social”, disse Rosário Magalhães.
Com essa preocupação em oferecer oportunidades aos futuros cidadãos, a presidente de honra do Parque Social lembrou que a instituição também promove outros projetos. Dentre eles estão o Jovem Líder Empreendedor Social, Jovem Monitor de Turismo, Empreendedor Digital e Coletivo Jovem – este em parceria com o Instituto Coca-Cola.
Gratidão e expectativa – Após receberem o certificado de conclusão e através de um poema-relato, os colegas Guilherme Wender , de 18 anos, e João Miranda, de 19 anos, aproveitaram para agradecer a todos os envolvidos – professores, gestores e colegas de projeto e de trabalho – pela passagem no projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. “O pessoal do Parque Social nos ajudou muito no relacionamento interpessoal. Somos como passarinhos, prontos para voar dispostos a achar nosso próprio ninho. Obrigado por aumentar nossa bagagem e conseguir nosso sonho do primeiro emprego, que nos aproximou de muita gente”, foram alguns dos dizeres.
Iniciante no Jovem Aprendiz Empreendedor, Layza Cabral, de 15 anos e cursando o 2º ano no Colégio Estadual Paulo Américo, na Ribeira, representou todos os novos integrantes ao receber a carteira de trabalho das mãos do prefeito ACM Neto e do secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Alberto Pimentel. Ela demonstrou bastante entusiasmo em desempenhar as atividades no Gabinete do Prefeito. “O projeto traz uma nova visão de mundo. A formação não é apenas para o mercado de trabalho, mas também como ser humano. O clima é de uma grande família”, relatou.
Funcionamento – O Jovem Aprendiz Empreendedor é voltado para adolescentes e jovens com idade de 14 a 22 anos, integrantes da rede pública de ensino regular ou concluinte do ensino médio. Eles são contratados como trabalhadores formais, que recebem capacitação continuada, perfazendo um total de 1.280 horas teórico-práticas, durante 17 meses, além da participação em atividades transversais no sentido de ampliar seu olhar para questões humanitárias e de cidadania.
O projeto é resultado de parceria firmada entre o Parque Social e a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), para execução do Programa de Aprendizagem Profissional no Município do Salvador, em observância a Lei Municipal nº 9.376/2018, aprovada pela Câmara Municipal em 2018, tornando-se política pública.
Fiscalizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA), o projeto proporciona aos jovens a inserção no mercado de trabalho, respeitando sua condição de pessoa em desenvolvimento, formando mão de obra qualificada e ciente dos seus direitos, além de contribuir com a redução da evasão escolar, dos indicadores de violência e o aumento da renda familiar.
Um dos mais antigos planos de desenvolvimento urbano de salvador, o Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Salvador (Plandurb), foi digitalizado e disponibilizado na biblioteca virtual da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Constituído por 41 livros, o documento da década de 1970 apresenta um levantamento importante da cidade em aspectos que vão desde transporte, habitação, população, atividade econômica e orla até área verde.
Nele consta, por exemplo, informações completas das vias da cidade, meios de transportes, descrição das 201 linhas de ônibus e dos terminais da época, dos pontos de lentidão de tráfego, bem como das projeções para o futuro. Pesquisadores da Bahia, de outros estados e até mesmo de outros países já buscaram pelo documento, que antes só podia ser acessado presencialmente na biblioteca da FMLF.
Segundo o gerente de planejamento e informação da FMLF, Fernando Teixeira, o Plandurb é imprescindível para estudantes e pesquisadores da área de arquitetura e urbanismo.
“É um dos mais antigos, mas que ainda repercute nos planos atuais. As repercussões se dão no metrô, nas avenidas transversais do sistema estrutural da cidade, como a Gal Costa e a Luiz Eduardo Magalhães, e em toda a legislação urbanística da cidade. É um documento mestre da história do globalismo de Salvador e traz reflexões muito importantes”, diz Teixeira.
Os 41 títulos do Plandurb estão disponíveis no site http:// biblioteca. fmlf. salvador. ba. gov. br. Já a documentação cartográfica do documento, composta por 84 títulos, continua disponível apenas para consulta presencial na biblioteca da FMLF, situada na Avenida Vale dos Barris, Nº 125. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o telefone para contato é (71) 3202-9820.
Consultas – A biblioteca da FMLF conta com um acervo único sobre o desenvolvimento urbano da capital baiana. A instituição recebe uma média de 30 pesquisadores por mês, além de pedidos feitos por telefone. Os documentos mais procurados, além do Plandurb, são as fotografias aéreas da cidade, das décadas de 1970 e 1980, e os recortes de jornais relacionados ao planejamento de Salvador desde a década de 1980.
O acervo da hemeroteca, com recortes tanto do Diário Oficial do Município, quanto dos três jornais de grande circulação do Estado, está disponível também no formato online.
Para acessar o Plandurb e a hemeroteca em formato digital, o cidadão precisa clicar na aba "Preferências" (em vermelho), que fica no canto superior direito do site, e, em seguida, escolher a coleção que deseja (se é o Plandurb ou a hemeroteca). Se o desejo é consultar o Plandurb completo, é preciso, após escolher a coleção, digitar o símbolo cifrão ($) na busca.
Assuntos específicos também podem ser pesquisados e qualquer dúvida sobre o acesso ao acervo pode ser tirada por meio do telefone da biblioteca.
Plandurb – O Plandurb foi elaborado na segunda metade da década de 1970, em um período de crescimento econômico da cidade, com base em um plano anterior: o Escritório do Planejamento Urbanístico da Cidade do Salvador (EPCUS), também conhecido como Plano Mário Leal Ferreira, nome do engenheiro que o coordenou.
O funcionamento efetivo do Plandurb se deu em 1975, momento em que foram construídas as avenidas de vale – inspiradas nas ideias contidas no EPCUS – a exemplo das Avenidas Bonocô (1970), Paralela (1974), Suburbana (1971), Antônio Carlos Magalhães (1975), Garibaldi (1977), Vale do Canela (1974), entre outras. Os estudos do Plandurb subsidiaram a Louos de 1984 e o PDDU de 1985.
Desde setembro de 2017, os profissionais da biblioteca da FMLF trabalharam para digitalizar os 41 livros do Plandurb, o que só foi finalizado em março deste ano. Agora a instituição está digitalizando os termos de acordo e compromisso dos loteamentos da cidade das décadas de 1970 e 1980.
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