Os lápis de cera manejados pelas pequenas mãos dos alunos da Escola Espaço Ideal Master deram cor aos desenhos, em preto e branco, de fadas, flores, ursos, princesas e super-heróis. Depois da “Hora de Pintar” foi a vez da “Hora de Contar História”. A dinâmica artística realizada todas as quartas-feiras, na Biblioteca Municipal Edgard Santos, no bairro da Ribeira, envolveu 30 crianças com idades entre 3 e 5 anos. O espaço administrado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Matos (FGM), recebe semanalmente grupos de estudantes de escolas e de toda a comunidade da Cidade Baixa.

Por uma hora, as crianças do grupo 4, 5 e 1º ano se deliciaram com a arte de colorir. Concentrado, o pequeno Bruno de Jesus, de 5 anos, escolhia as cores que enfeitariam o homem aranha impresso na folha ofício. Além das professoras, as atividades foram monitoradas pela encarregada da Biblioteca, Sônia Maria Coelho, responsável em supervisionar todas as visitas ao local. “É muito bom ter a casa cheia e estimular as crianças a frequentarem bibliotecas. É um espaço da arte, do conhecimento, da cultura. Todas as quartas sempre temos grupos de estudantes e jovens”, frisou.

Os papéis já coloridos foram entregues às professoras e a criançada correu para o gramado que fica na entrada da Biblioteca. Era chegada a “Hora de Contar História”. Sentadas à grama, elas ouviram atentamente a história dos “Três Gatinhos”, narrada pela encarregada do espaço. “Esse também é um momento muito importante. Precisamos valorizar o contar histórias que têm papel fundamental no processo educativo”, ressaltou Coelho. No final deste mês, mais uma atividade cultural será inserida na programação da Biblioteca. Será a “Hora do Cinema” com a primeira sessão prevista para o dia 25.

História - Fundada em agosto de 1978, a unidade, cuja área é de aproximadamente mil metros quadrados, possui importante vínculo com a comunidade da Península Itapagipana, que utiliza suas dependências para pesquisas e trabalhos escolares. Ano passado, o espaço foi entregue requalificado, com banheiros mais seguros, mobiliário sustentável, formado por carretéis e paletes reutilizados, acessibilidade digital e sistema de internet wi-fi.