Os alunos de escolas municipais de Salvador vão participar de uma atividade diferente nos meses de outubro e novembro, dentro da segunda edição do projeto cultural “Uma Tarde no Museu”. Idealizada pela Cerqueira Produções, a iniciativa é uma das contempladas pelo edital Arte Todo Dia – Ano IV, promovido pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A intenção é levar crianças da capital baiana para visitas mediadas em museus ligados à cultura de matriz africana.

Sempre a partir das 14h30, as visitas gratuitas começam no próximo dia 2, na Casa de Angola na Bahia, com estudantes da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz. No dia 11 de outubro, é a vez do grupo da Escola Municipal Novo Horizonte conhecer as instalações da Casa do Benin.

Em novembro acontecem mais duas visitas, sendo uma delas no dia 13, que reunirá alunos da Escola Municipal Fernando Presídio, na Casa do Benin. Por fim, no dia 22, a Casa de Angola recebe as crianças de escolas de Ilha de Maré.

Conhecimento da história – O “Uma Tarde no Museu” pretende fazer com que os alunos conheçam a história de alguns dos povos trazidos da África e que deram origem à população miscigenada brasileira. Além da visita, eles assistirão ao espetáculo artístico "Makena, de onde eu vim" – uma experiência lúdica, cultural, educativa e participativa para os pequenos estudantes.

O espetáculo é encenado pelas artistas Natureza França e Joice Paixão, tendo Jorgelina Oliva na percussão e DJ Nai Sena na sonoplastia. O elenco ainda tem a participação especial de Franciane Simplício e Lara Cerqueira, cobertura do fotógrafo Matheus Leite e direção de Joice Paixão.