Nesta segunda-feira (12), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou uma palestra na Escola Municipal Luiz Anselmo para apresentar detalhes da Lei de Defesa do Consumidor (CDC). A iniciativa contou com 25 alunos do 4º ano, com idade entre 8 a 10 anos, e teve como intuito formar consumidores cada vez mais conscientes dos seus direitos.

A ação também acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o objetivo de levar para os alunos as noções básicas sobre o direito do comprador. “A Codecon busca sempre o diálogo com os consumidores e, nada melhor do que informar os consumidores mirins. Pretendemos estender essa ação para o máximo de instituições, visando também os adolescentes”, disse o diretor do órgão, Alexandre Lopes.

Na apresentação, o chefe do Setor de Divulgação da Codecon (Sediv), Antônio Carlos Souza, e a coordenadora do órgão, Eva Pestana, falaram sobre a importância da lei do consumidor, principalmente sobre a aquisição de produtos e/ou serviços dentro de um padrão de qualidade. A palestra foi baseada na turma do desenho animado “Bob Esponja” para melhor entendimento das crianças.

Após a parte teórica, os alunos foram até um mercado da região para compreender na prática como verificar o preço, as questões de validade, acondicionamento de produto e obediência à lei dos 15 minutos. “Essa parceria da Codecon com as escolas municipais é muito proveitosa, já que as crianças ampliam o exercício de cidadania. A partir dessa ação, eles se tornarão multiplicadores de informações para os outros colegas e também para a família”, explana a diretora da escola, Cristina Souza.

A Codecon atua de forma preventiva, realizando fiscalizações nos diversos segmentos de consumo, como bares, restaurantes, hotéis, bancos, farmácias.