Os 140 mil alunos das 440 unidades escolares da capital baiana retornaram ao clima da sala de aula nesta segunda-feira (05), abrindo oficialmente o ano letivo de 2018 com tranquilidade e muita tecnologia. Uma das novidades deste ano letivo é o Subúrbio 360, o maior complexo multiuso de Salvador, localizado no bairro de Coutos, que foi inaugurado no dia 26 de janeiro e já conta com 370 alunos matriculados n​as 550 vagas disponíveis.

Cerca de 1,5 mil pessoas devem utilizar o Subúrbio 360 mensalmente, a maior parte delas crianças. Dentre eles, alunos de 6 a 12 anos, que vão estudar de segunda e sexta nas 22 turmas da Escola Laboratório (Escolab), entre 8h e 17h. Os estudantes estavam atentos a cada palavra do professor de informática Jaílson dos Santos, que proporcionou a muitos o primeiro contato com a tecnologia. “Eles ficaram com uma ansiedade para mexer nos equipamentos. Os olhares deles ficaram brilhando”, disse.

São desenvolvidas atividades educativas com a utilização de jogos de raciocínio lógico e linguagem, experimentações artísticas e científicas, tudo isso com uso de tablets e até impressoras tridimensionais. Para o professor de teatro do espaço, Anativo Oliveira, o local possibilita aos alunos o prazer de estar em um complexo educativo que permite uma experiência inédita. “Com esse espaço amplo e inovador, acredito que os estudantes venham para as aulas com um maior prazer”, comentou.

Professora de Educação Física, Ábia Oliveira destacou que as diferentes atividades que o equipamento oferece vão proporcionar um grande impacto para a comunidade. “O​s alunos estão admirados com toda essa estrutura, com a possibilidade de praticar diversas atividades físicas, mentais e corporais na Escolab e nas quadras, e isso ​pode trazer um grande impacto para a comunidade”, avaliou.

Dona de casa, Indaiara dos Santos acordou cedinho e foi matricular a filha Adriele, de 10 anos, no Subúrbio 360, na manhã desta segunda-feira. Ela ficou impressionada com a área disponibilizada para as crianças da região onde mora. “Um espaço muito bom, uma ótima oportunidade para os jovens e adolescentes aprenderem uma profissão, de estarem em sala de aula”, contou.

De acordo com a gestora do Subúrbio 360, Celma Vitória, a expectativa é que as 550 vagas oferecidas pela unidade sejam preenchidas rapidamente, devido à procura que a unidade vem recebendo desde o dia da inauguração. “Essa estabelecimento é uma conquista para a comunidade. Como estamos oferecendo aulas de informática, educação de qualidade e uma grande estrutura, os pais estão​ mais motivados em levar seus filhos para a escola”, afirmou.

Além da Escolab, que tem parceria com o Google e a SmartLab, o Subúrbio 360 conta com duas quadras poliesportivas, um teatro com 400 lugares (que também se transforma em auditório) e uma cozinha industrial para cursos profissionalizantes (voltada para as mães dos alunos), refeitório, elevador e rampas de acessibilidade, casa de lixo e de gás, estacionamento e estruturas administrativas.

O Subúrbio 360 está sob a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas outros órgãos municipais são parceiros, a exemplo das Secretarias de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), de Políticas para Mulheres (SPMJ) e de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Entram como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferecendo cursos e oficinas à comunidade, e a Ass