O sorriso e a satisfação em se tornarem pequenos multiplicadores de boas práticas no trânsito em Salvador. Este foi o clima dos quatro estudantes premiados na 5ª edição do Concurso de Desenhos Infantis Sobre Educação no Trânsito, promovido pela Prefeitura através da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A cerimônia foi realizada na terça-feira (14), no Auditório do Sest/Senat, na Pituba, e contou com a presença de representantes do Projeto Axé, Faculdade Unijorge, Colégio Militar da Bahia (CPM), Seguradora Porto Seguro e da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Também participaram do evento a escritora Cleiti Uzêda; Jocenildes Zacarias, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb); e o educador físico e recreador infantil Tio Paulinho.

Os premiados nesta edição do concurso foram Elton Oliveira Santos da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, que garantiu a primeira colocação; a estudante Alice Novaes Feitosa Ribeiro, da Escola Marissol, que ficou na segunda posição do ranking; Ana Clara Macedo Serra, do Colégio da Polícia Militar Dendezeiros, que conquistou o terceiro lugar; e Mariana Souza Santos, da Escola Municipal Olga Figueiredo, que alcançou o quatro lugar na competição. Ao todo, foram mais de 1.800 participantes envolvidos na iniciativa .

Os vencedores ganharam um tablet como forma de incentivo ao desenvolvimento educacional. Os prêmios foram disponibilizados através da Seguradora Porto Seguro, parceira da Transalvador há dez anos e que auxilia o órgão em ações que sejam voltadas à redução de acidentes no trânsito. O concurso tem por objetivo incentivar a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados para a Educação no Trânsito entre o público infantil das redes pública e privada de ensino do município. As inscrições para esta edição ocorreram entre os meses de agosto a outubro.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, uma comissão julgadora selecionou as melhores produções, levando em consideração a técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema. Os desenhos vencedores retratam, de forma criativa e original, comportamentos adequados do cidadão no trânsito.

“A importância maior é o engajamento das crianças no trânsito. Além de serem os condutores do futuro, podem levar para dentro de casa o que aprendem. Eles podem até cobrar dos pais certas atitudes, como parar para que alguém atravesse na faixa de pedestres ou respeitar o sinal vermelho. O aprendizado de maneira lúdica facilita o entendimento e a formação das crianças”, disse o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.