A criançada que estuda na rede municipal de ensino teve uma semana bastante especial para comemorar o Dia das Crianças, a ser celebrado no sábado (12). No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena, situado no Candeal, as atividades englobaram show de talentos, brindes, caruru e até uma visita surpresa do músico Carlinhos Brown, que levou presentes para a criançada com a Caravana do Amor.

Criado pelo cantor para animar crianças carentes e atuar junto a instituições de apoio social, o projeto está na segunda edição e circula pela cidade levando recreação e muita interação para os pequenos. Com a presença dos mascotes, os bonecos Paxuá e Paramim, foram distribuídos bonecas, carros, bolas e super-heróis para os alunos, que ficaram felizes e encantados.

De acordo com Brown, a atividade foi um momento de levar alegria e contribuir para o crescimento das crianças, pensando em um mundo melhor. “Eu sempre tive uma mãe presente e, desde criança, ela me ensinou os valores da vida. Eu amo toda essa possibilidade de poder contribuir com o mundo ao qual eu acredito – um mundo de beleza, onde as pessoas possam repartir mais e conviver sem o individualismo que nos torna vítimas de nós mesmos. Então, uma das formas de combater as injustiças sociais de um mundo é esse contato, esse trabalho com as crianças”, revelou.

Itapuã – Já em Itapuã, alunos de quatro turmas do Cmei Malê Debalê também tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (10). Uma parceria da unidade de ensino – gerida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com a Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública proporcionou aos pequeninos a prática de atividades lúdicas, recreativas e esportivas, em alusão ao Dia das Crianças.

Uma das pessoas responsáveis pela realização do evento junto com a faculdade foi o coordenador do departamento de dança do bloco Malê Debalê, Agnaldo Fonseca. Há um ano à frente do setor, ele explica que esse é o pontapé inicial para que outros momentos semelhantes possam acontecer. "São profissionais que já têm experiência em ações sociais e estão fazendo atividades na área de recreação para essas crianças aqui da creche. Esse acontecimento é uma ação pontual, para que, a partir dessa experiência, possamos pensar em uma ação mais sistemática e efetiva nesse sentido", disse.

O CMEI Malê Debalê atende a 214 crianças, em tempo integral, de 3 a 5 anos. Na escola, além de atividades didáticas e pedagógicas em sala de aula, são inseridas na realidade cotidiana a relação com a cultura local, a arte e a dança. Segundo a diretora da instituição, Lucimar de Melo, busca-se ofertar um ensino amplo. "Mais do que educação em tempo integral, o que procuramos oportunizar para as nossas crianças é a 'educação do ser integral', por isso sempre buscamos parcerias com instituições sérias”, argumentou.