Perninhas para o alto fazendo movimentos que parecem desengonçados. Os alunos de quatro turmas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Malê Debalê, em Itapuã, tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (10). Uma parceria da unidade de ensino – gerida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com a Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública proporcionou aos pequeninos a prática de atividades lúdicas, recreativas e esportivas. Em alusão ao Dia das Crianças (12 de outubro), o momento envolveu a comunidade escolar, estudantes de psicologia e educação física e professores.

O CMEI Malê Debalê atende a 214 crianças, em tempo integral, de 3 a 5 anos. Na escola, além de atividades didáticas e pedagógicas em sala de aula, são inseridas na realidade cotidiana a relação com a cultura local, a arte e a dança. Segundo a diretora do CMEI, a professora Lucimar de Melo, busca-se ofertar um ensino amplo. "Mais do que educação em tempo integral, o que procuramos oportunizar para as nossas crianças é a 'educação do ser integral', por isso sempre buscamos parcerias com instituições sérias”, argumentou.

Uma das pessoas responsáveis pela realização do evento junto com a faculdade foi o coordenador do departamento de dança da do bloco Malê Debalê, Agnaldo Fonseca. Há um ano à frente do setor, ele explica que esse é o pontapé inicial para que outros momentos semelhantes possam acontecer. "São profissionais que já têm experiência em ações sociais e estão fazendo atividades na área de recreação para essas crianças aqui da creche. Esse acontecimento é uma ação pontual, para que, a partir dessa experiência, possamos pensar em uma ação mais sistemática e efetiva nesse sentido", disse.