Quatro instituições de ensino foram homologadas pela Prefeitura para o gerenciamento e realização de cursos preparatórios para o Enem e pré-vestibular aos 800 alunos selecionados pelo programa municipal Ingressar. Foram credenciadas as empresas Aprovado Centro de Formação Profissional, Fortunato Instituto de Pesquisa e Estudo, Centro Preparatório para Cursos Willian Kelvin e Preenem Realizações Educacionais.

Todas elas foram escolhidas após atenderem às documentações e requisitos previstos em edital de chamamento público, publicado no Diário Oficial do Município em junho passado. A previsão é que as aulas no curso preparatório tenham início já na segunda quinzena deste mês.

Coordenado pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), o Ingressar busca dar oportunidade para jovens de baixa renda que não têm condições de pagar por uma preparação extra. Neste ano, o programa ofertou o dobro de vagas do ano passado. Em 2018, das 400 vagas oferecidas, 69 alunos foram aprovados em universidades públicas.

“Nesta edição, o Ingressar está dando oportunidade também aos alunos que estão cursando o 3º ano. Nós esperamos, portanto, dobrar a quantidade de aprovados em universidades federais e estaduais”, projeta a titular da SPMJ, Rogéria Santos.

Funcionamento – O Ingressar é uma política pública do município que beneficia jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador e que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino, ou, ainda, bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio.

O processo de seleção levou em consideração o histórico escolar dos alunos. Somaram pontos para a classificação os estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública; estudantes que frequentam o terceiro ano do ensino médio na escola pública; e participantes do cadastro único para programas sociais do governo federal e no Enem 2019.