Uma série de atividades ambientais fez parte da manhã dos alunos da Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas, no bairro de Fazenda Coutos, através do Projeto Academia, da ONG Alemã Plant-for-the-Planet, nesta quarta-feira (13). Realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a ação tem como objetivo incentivar e conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, encorajando os jovens a se envolverem na causa.

Através de vídeos, brincadeiras e apresentação de imagens e dados, as mudanças climáticas, os cuidados com a natureza, a poluição do meio ambiente e até como falar em público foram trabalhados durante as atividades, que aconteceram durante todo o dia. Ao final, cerca de 70 alunos receberam um certificado de “Embaixadores da Justiça Climática”. Na quinta-feira (14), a ação chegará a Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, em Castelo Branco.

A diretora da escola, Sheila Azevedo, contou que a iniciativa ressalta ainda mais a preocupação com a educação ambiental, tema incluso no plano de ação da instituição. “Eu estou muito feliz com essa ação e mais ainda em ver os alunos empolgados e alegres. É uma semente que está sendo plantada dentro dessas crianças que são o futuro do nosso país. Nós fazemos parte da natureza e precisamos exercer essa consciência ambiental. Essas atividades fazem deles multiplicadores dessa proposta”, salientou.

Inclusão – Para Luciano Frontelle, diretor da ONG, muitas vezes as crianças são vistas apenas como alvos e não são incluídas como contribuintes para as mudanças necessárias. “Precisamos nos preocupar com o futuro dessas crianças. Através dessa ação compartilhamos a verdade. Elas precisam saber o que está acontecendo com o meio ambiente, para que elas possam entender que podem farte da solução e ajudar a cuidar da natureza, garantindo um futuro com maior qualidade de vida”, afirmou.

Com apenas nove anos, Pietro Oliveira, aluno do 4º ano, demonstrou consciência e preocupação com o meio ambiente. “Eu estou gostando muito porque estamos aprendendo a preservar o nosso planeta. Cuidar da natureza é o melhor que podemos fazer. Se não fizermos isso, tudo que Deus criou vai se acabar”, declarou.

Origem – A Plant-for-the-Planet é uma ONG alemã que atua em mais de 50 países e o Projeto Academia é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmada com a Secis e a Smed no ano de 2018. Essa é a segunda atividade realizada e, até o final de 2020, a previsão é de que 40 atividades sejam realizadas e cerca de 2 mil embaixadores da justiça climática sejam formados.