Mais bonita, mais ampla, mais confortável, com novos ambientes e o melhor: mais que o dobro do número de vagas ofertadas hoje. É assim que deverá ser entregue pela Prefeitura, no início de 2020, a nova Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima. A autorização para demolição da antiga estrutura e reconstrução do imóvel foi dada nesta segunda-feira (28) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais autoridades e população.

“O investimento social mais importante que a gente pode fazer pela cidade é o investimento na educação. Ao todo, são 16 escolas que estão sendo tocadas as obras de reconstrução. Nesse caso aqui, é uma escola que vai nascer quase com o dobro do número de vagas. A antiga estrutura oferecia 580 vagas para as crianças da região. A partir da nova escola, serão matriculados até mil alunos”, afirmou o prefeito.

A expectativa da comunidade é bastante grande quanto à nova estrutura. Ao lado da neta Eduarda, aluna da unidade de ensino, Maria Dolores Calmon, de 63 anos e há mais de 40 deles como moradora da localidade, era só alegria com a ação. "Não tenho o que falar do ensino e, com a nova escola, será realmente uma benção. É uma ação muito importante para os moradores", salientou.

A diretora da escola, Márcia Figueirêdo, ressaltou que a nova unidade de ensino vai proporcionar um ambiente melhor para os alunos de uma localidade que é carente. “A comunidade precisa de uma escola de referência, com mais vagas e espaço para as crianças interagirem. Teremos uma estrutura física mais acolhedora e propícia para o desenvolvimento do ensino e aprendizado.”

Ambientes – A nova estrutura da escola contará com 14 salas de aula, Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenação, diretoria, secretaria e depósito de material didático. A lista contempla ainda espaço para aulas de música, cozinha, refeitório, quadra de esportes e área de leitura, entre outros.

Para contribuir para a qualidade de ensino dos alunos da Escola Municipal Roberto Correia, a Prefeitura investirá R$ 4.799.685,84, em uma área de 1.860,34 m². A nova unidade ofertará da pré-escola ao 5° ano do Ensino Fundamental I. Enquanto as obras estão sendo realizadas, as atividades serão desenvolvidas no Espaço Axé, localizado bem próximo à Escola Municipal Roberto Correia.

Balanço – Ao longo da gestão atual foram 37 novas escolas construídas; 35 reconstruções; 164 reformadas, totalizando 236 unidades educacionais que passaram por algum tipo de intervenção. Passaram de 17 mil vagas na Educação Infantil em 2012 para cerca de 45 mil em 2018.

No âmbito do projeto de demolição e reconstrução de 16 unidades escolares municipais, a estreante do programa foi a Escola Municipal de Plataforma, em novembro de 2018, seguida pelo CMEI Fruto do Amanhã; CMEI Yolanda Pires; Escola Municipal Engenho Velho da Federação; CMEI Angelina Rocha de Assis; CMEI de Nova Sussuarana; Escola Municipal do Pau Miúdo; CMEI Antônio Pithon; CMEI Maria Rosa Freire; CMEI Mario Altenfelder; e CMEI Maria da Conceição Costa.