A Prefeitura entrega duas geomantas no bairro de Pernambués nesta quinta-feira (10). As proteções de encostas, situadas nas ruas 15 de Abril e Ezequiel serão inauguradas pelo vice-prefeito Bruno Reis, a partir das 9h. O acesso aos locais é feito pela Rua da Harmonia, antes da Grande Bahia e do posto de gasolina.

Com área de 866,12 m² e investimento de R$ 129.194,34, a geomanta da Rua 15 de abril vai beneficiar 610 pessoas. Já a geomanta da Rua Ezequiel foi aplicada em uma área de 160,92 m², com investimento de R$ 24.003,55 e deve contemplar cerca de 200 pessoas. Ambas as obras tiveram duração de 45 dias.

Balanço – A Prefeitura vem investindo na proteção das encostas por meio de aplicação de geomanta na cidade, promovendo mais conforto e segurança para moradores de áreas de risco. Desde a adoção da tecnologia, em 2016, 152 geomantas já foram aplicadas na cidade.

O trabalho envolve a limpeza prévia do terreno, retirada de material solto e colocação de cerca (quando necessário). A técnica consiste em aplicar um composto formado por PVC, geotêxtil e cobertura de argamassa jateada. O toque final é a pintura do material. As geomantas impermeabilizam o terreno em declive e as erosões superficiais, eliminando os riscos de deslizamento.