Melhor localização, espaço maior, conforto e ampliação da capacidade de atendimento aos moradores de uma das regiões mais populosas de Salvador. A nova sede da Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano, que passará a atender na Avenida San Martin, próxima ao posto BR do Largo do Tanque, será inaugurada nesta segunda-feira (30), às 9h30, em cerimônia que contará com as presenças do prefeito ACM Neto, entre outras autoridades. Na ocasião, será comemorado um importante número para as estruturas descentralizadas: a marca de 6 milhões de atendimentos em pouco mais de quatro anos.

Com investimento de R$120 mil em mobiliário e instalações, a nova sede terá um salto de 11 para 15 guichês, o que representa um aumento de 30%. Com isso, a expectativa é de que sejam atendidas de 800 a mil pessoas por dia. A estrutura também possui sala especial para atendimento a pessoas com mobilidade reduzida, no andar térreo, e sala de treinamento no andar superior, dentre outros itens.

Além dos serviços oferecidos por órgãos municipais e entidades parceiras, a população também contará com novidades. Uma delas é que pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para recebimento de fraldas poderá fazer a retirada do material no local. Outra novidade, já em andamento, é a instalação de um guichê de atendimento presencial do Salvador Card. Com previsão para começar a funcionar em 30 dias, a intenção é de que os cidadãos possam resolver as demandas de maneira humanizada e com rapidez.

Além disso, a Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano será a primeira a ter um posto avançado da Guarda Civil Municipal (GCM), que vai prestar apoio 24h aos agentes que farão rondas em duas viaturas pela região. A iniciativa deverá ser expandida gradativamente para as demais nove Prefeituras-Bairro – as próximas previstas são as das regiões do Cabula/Tancredo Neves e Barra/Pituba.

“Esta nova sede está melhor localizada, com mais espaço, mais guichês e mais serviços, sempre no sentido de melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos. Isso inclusive está presente no Planejamento Estratégico da Prefeitura, que prevê a ampliação das Prefeituras-Bairro, tanto na estrutura quanto em serviços”, salienta Ana Paula Matos, diretora-geral das unidades. Inclusive, outra Prefeitura-Bairro também deverá ter nova sede ampliada ainda este ano: a de Cajazeiras, que passará a funcionar no Mercado Municipal do bairro, em Cajazeiras X.

Acesso – O funcionamento da unidade Liberdade/São Caetano ocorre semelhante às das demais estruturas nas outras nove regiões administrativas: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h. No local, a população poderá ter acesso a 400 serviços realizados por 20 órgãos municipais e de entidades parceiras.

Dentre os serviços municipais, por exemplo, é possível dar entrada para obter o Termo de Viabilidade de Localização (TVL); solicitar troca de lâmpada; retirar a segunda via do boleto/carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); fazer o cartão SUS; retirar medicamentos; fazer inscrição ou atualização cadastral do Bolsa Família; solicitar inscrição ou acompanhamento do programa Minha Casa, Minha Vida; ou registrar denúncias ou obter orientação referentes aos direitos do consumidor.

Através de convênio com as entidades parceiras, os cidadãos podem fazer a inscrição na Tarifa Social da Coelba; obter auxílio jurídico com o Balcão de Justiça e Cidadania do TJ-BA; retirar a carteira de trabalho (SRTE-BA); obter informações sobre a previdência social (INSS); e resolver demandas referentes ao cartão de transporte Salvador Card.