Discutir temas que passam pelo empreendedorismo e inovação. Esse é o foco do 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora, que acontece nesta quinta-feira (26), das 8h30 às 20h, no Hub Salvador, no Terminal Marítimo do Comércio. O evento, gratuito, é organizado pela Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Sebrae. No primeiro painel do dia, sobre empreendedorismo social, serão abordadas experiências exitosas.

Vitorioso na implantação do Favela Holding, no Rio Janeiro, Celso Athayde contará um pouco sobre sua história de vida e trajetória profissional. À frente de um grupo com 21 empresas, Celso Athayde, um dos empreendedores do ano eleitas pela revista Isto É em 2017 e fundador da organização Central Única das Favelas (CUFA), desenvolve a economia das regiões mais carentes por meio de empreendedorismo, promovendo uma revolução social que gera capital.

O foco do projeto é a formação de empreendedores. "A Favela Holding conta hoje com várias empresas, atuando nos mais diversos segmentos, como entretenimento, esporte, cultura, entre outros. A nossa atuação me proporcionou o título da Isto É. Além da FHolding, temos as Favela Vai Voando, que é uma holding voltada para o turismo social, que conta com mais de 200 empresas", conta.

Além da rede de agências, a Favela Holding reúne uma operadora de cartões de crédito e débito, uma agência de publicidade, uma produtora musical, um instituto de pesquisa e uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). Tem ainda a Favela Shopping, que desenvolve complexos comerciais e revitaliza lojas nas regiões de atuação da holding. Mas o maior empreendimento é a Favela Distribuições, empresa responsável por distribuir, nas maiores favelas do país, produtos de gigantes empresariais, como P&G, Natura e TIM.

Incentivo à leitura - Com histórico de 38 minibibliotecas espalhadas por espaços públicos de Salvador e outras 12 pela Bahia e Espírito Santo, cerca de 50 mil livros distribuídos e mais de 300 ações socioeducativas realizadas pelo projeto Livres Livros, a idealizadora Raíssa Martins também está entre as palestrantes do seminário Salvador Cidade Inovadora.

Há três anos, o projeto promove acesso gratuito ao livro e incentivo à leitura, com o apoio da iniciativa pública, privada e da sociedade civil. O resultado foi a implantação de um bosque literário no Parque da Cidade, no Itaigara, onde são realizados diversos eventos, como saraus e rodas de conversa. “É importante ter um evento como esse seminário, quando será possível levar conhecimento do nosso projeto para o público. Será um momento de reconhecimento e de celebração”, diz Raíssa.

Economia criativa - Assim como o Livres Livros, A Feira da Cidade coleciona bons resultados no âmbito da economia criativa. Ao longo de incompletos quatro anos, o evento, que conta com o apoio da Prefeitura, vem lançando mais de mil empreendedores. É para contar esse case que a idealizadora Carla Maciel é também uma das convidadas do seminário.

“A feira cumpre esse papel, não só de incubar as ideias, mas também de acelerá-las por meio do feedback que esses empreendedores recebem durante o evento. Já fizemos mais de 200 edições, em 20 lugares diferentes da capital. Presenciamos o nascimento de vários negócios, que começaram na rua. Trata-se de um case com um grande impacto social”, diz Carla.

Programação - Além da apresentação desses dois casos de sucesso, o 2º Seminário Salvador Cidade Inovadora contará com palestras, painéis, workshops, competições e dinâmicas interativas para abordar o tema “Empreendedorismo de Impacto Social”. A programação completa segue em anexo.