O prefeito ACM Neto inaugura, nesta terça-feira (27), dentro das comemorações pelo aniversário de Salvador, uma escola e um posto de saúde no Jardim das Margaridas. Os dois equipamentos estão localizados dentro do Residencial das Margaridas, conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida localizado na Rua Joaquim Ferreira, s/n (próximo à Divisaglass Distribuidora de Vidros de Salvador). A solenidade, na qual o prefeito também assina com o Ministério da Educação termos de investimentos para a construção de quatro novas unidades de ensino, acontece a partir das 10h.

Com investimento de R$ 5,9 milhões, a Escola Municipal Jardim das Margaridas tem capacidade para atender 900 alunos da comunidade e de bairros vizinhos que estejam cursando do 1º ao 9º ano. O equipamento foi construído em uma área de 3.243,30 metros quadrados e conta com 14 salas de aula, refeitório, área externa, depósito, cantina, triagem, despensa, rampa, sala para múltiplo uso, copa, diretoria, sala de professores, coordenação, secretaria, brinquedoteca, sala de atendimento educacional especializado e de leitura.

Na mesma solenidade, ACM Neto assina dois termos com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação. O primeiro para o repasse de R$ 16,5 milhões para reconstrução de quatro unidades de ensino (escolas municipais Pau Miúdo e Engenho Velho da Federação e os CMEIs Nova Sussuarana e Rosa Freire, este último na Palestina). O município dará uma contrapartida de R$7,1 milhões, ou seja, o investimento total será de R$23,7 milhões. Outro termo a ser assinado com o FNDE prevê repasses de R$ 5 milhões para aquisição de mobiliário a ser distribuído para escolas da rede.

USF – Com capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia, a nova Unidade de Saúde da Família de Jardim das Margaridas levará atenção integral à saúde para 1.880 unidades habitacionais locais. Os moradores contarão com áreas laboratoriais, de atendimento médico, de enfermagem e odontológica. A construção desta unidade é fruto de reivindicações da comunidade, que agora terá um equipamento perto de casa e com atendimento para todas as faixas etárias.

Ao todo, seis equipes atuarão no local, três de saúde da família e três de saúde bucal, em jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para o bom funcionamento da USF estão sendo contratados 19 profissionais, entre médico generalista, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeiro e técnico de enfermagem e assistente administrativo, dentre outros.