A Prefeitura do Salvador, através da Semur, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), lança nesta segunda, no Espaço Cultural da Barroquinha, a programação em homenagem ao mês da Consciência Negra.

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), lança nesta segunda-feira (10), às 10h, no Espaço Cultural da Barroquinha, a programação especial do município em homenagem ao mês da Consciência Negra. Com o tema "Salvador da Consciência Negra: uma agenda afirmativa", a programação engloba uma série de espetáculos teatrais, shows, exposições e seminários, todos dentro da temática.

A Semur vai inaugurar no dia 19 de novembro a Unidade Permanente do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, localizado no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes. No dia seguinte, às 10h, acontece a Caminhada da Consciência Negra em Ilha de Maré. Já no dia 26 de novembro, no Teatro Castro Alves, às 15h, será realizada a Mostra Criativa Salvador Arte e Cultura Negra, com base na Lei 10.639/03, que tornou obrigatório esse ensino da história e da cultura afro-brasileira no país. E até a sexta-feira (28) serão aceitas as inscrições das empresas para outorga do Selo da Diversidade Étnico-Racial, com cerimônia no dia 11 de Dezembro, às 18h, no hotel Monte Pascoal na Barra.

O Espaço Cultural da Barroquinha contará com uma série especial durante este mês, celebrando a cultura afrodescendente com shows, teatro, exposição e música. A Sala Mário Gusmão recebe o ator Antônio Pompeo com a Oficina de Interpretação Teatral e o espetáculo "Meia noite todos os gatos são pardos". O ator, natural de São José do Rio Pardo, em São Paulo, em 1954, iniciou no teatro aos 17 anos e participou de filmes e novelas como "Quilombo", "Sinhá moça", "Pedra sobre pedra" e "Mulheres de areia". Foi também diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil.

A Galeria Juarez Paraíso, também localizada na Barroquinha, abrigará a Exposição Máscaras, uma homenagem ao centenário de Abdias Nascimento. As peças criadas pelos alunos da Escola de Educação Percussiva Integral são resultado de uma pesquisa da trajetória do grande defensor da cultura negra como ativista social, político, dramaturgo e artistas plástico. As máscaras, mandalas, pratos e esculturas foram produzidas com argila por vinte estudantes na faixa etária entre 12 e 16 anos, todos residentes na região do Cabula.

Ainda dentro das comemorações, no início de dezembro, é a vez da reinauguração da Casa do Benin. A casa, que passou por uma requalificação, volta com o viés cultural reforçado e terá a programação divulgada em breve.

O que: Programação especial do mês da Consciência Negra

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha