As lembranças de um ambiente marcado pela pavimentação degradada, falta de passeios, pontos irregulares de lixo, ausência de iluminação e insegurança ficaram no passado para os moradores da Rua Almeida Brandão. A localidade que margeia a linha férrea ao longo da Baía de Todos-os-Santos, na orla dos bairros de Itacaranha e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, foi alvo de obras de urbanização e infraestrutura pela Prefeitura que serão entregues neste sábado (27), às 10h, na própria rua, na ligação Plataforma-Itacaranha. Estarão presentes no evento o prefeito ACM Neto, secretários e gestores municipais, demais autoridades e lideranças comunitárias.

O projeto de requalificação do local foi elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e as obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Foram investidos R$9,484 milhões, provenientes de recursos municipais, e as obras duraram quase dois anos. A ação faz parte do programa Salvador 360, eixo Investe.

Com as intervenções, a Almeida Brandão recebeu um novo sistema de drenagem. Assim como a Barra, Rio Vermelho e São Tomé de Paripe, também ganhou pavimentação em piso intertravado, além de asfalto, assim como a contenção em alvenaria de pedra.

Na região também foram colocados bancos nas áreas mais baixas para contemplação da baía, construção de ciclovia, rampas e piso tátil para acessibilidade, além de novos iluminação e paisagismo. As melhorias também alcançaram os chamados “recantos”, áreas de convivência da população, com a construção de dois parques infantis, academia de ginástica, bancos e mesa de jogos, fazendo com que os moradores voltem a ocupar o espaço público.