Se o bairro de Itapuã é tão mágico que foi até mesmo eternizado em canções de mestres como Dorival Caymmi, Toquinho e Vinícius de Morais, uma ação da Prefeitura vai tornar o local ainda mais encantador com a recuperação do entorno de um dos principais pontos turísticos da cidade. A ordem de serviço para a requalificação da Rua do Farol de Itapuã será assinada pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (5), às 17h, em cerimônia no próprio local, e contará com presenças de autoridades e população. Com investimento total de aproximadamente R$3,2 milhões, fruto de contrapartida municipal dentro do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali), a iniciativa é parte do programa Salvador 360, eixo Investe.

A intervenção será feita em uma área de mais de 21,5 mil m², com 335 metros de extensão, no trecho entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes. Apesar de ser considerada simples, a ação deverá promover a preservação ambiental e melhoria urbanística do local, que contribuirá para o ordenamento da região. Assim, será deixado para trás o clima de degradação e ocupação irregular até mesmo na área da praia, principalmente por veículos.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em conjunto com a comunidade e com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por se tratar de uma área de marinha. A obra ficará sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e a execução será feita pela empresa Campbel Construções e Terraplanagem Ltda, vencedora da licitação. A previsão é de que a intervenção seja concluída em abril de 2018.

As melhorias envolvem a preservação da área de praia, com implantação de equipamentos e áreas de contemplação, deixando o local livre para circulação de pessoas. A praça existente passará por serviços de alvenaria de pedra no entorno da área da praia. Será implantado piso intertravado com tela em concreto armado. Serão erguidos também quiosques de serviços, nos mesmos moldes das estruturas existentes em outros trechos de orla. Todos os detalhes serão apresentados nesta sexta pelo prefeito ACM Neto.