O prefeito ACM Neto abre oficialmente nesta quinta-feira (05), a partir das 17h30, no Terreiro de Jesus, a programação de mais uma edição do projeto Pelourinho Dia e Noite. Serão, no total, nove ações calendarizadas que promoverão 11 ações culturais semanais gratuitas, em logradouros públicos e com múltiplas linguagens - música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e muita história da Bahia. Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Nesta nova edição, o Pelourinho Dia e Noite traz como diferenciais características estruturantes, de pesquisa e fomento, já que mais do que realizar eventos, o projeto proporciona, por exemplo, a residência das orquestras do Popelô nas igrejas do Centro Histórico, com seus ensaios abertos, missas orquestradas e apresentações públicas. Ou ao realizar a Maratona Clic, coloca jovens para fotografar depois de uma aula sobre a história do Pelourinho. O projeto também é calendarizado, o que permite a continuidade do trabalho de grupos nativos da área, como os que integram as ações "República do Pelô" - Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô - e  "Viradão do Samba" - Bambeia, Samba de Verdade e Botequim.

Mas não para por aí. O "Circuito Jorge Amado", com direção de Edvard Passos, trilha sonora especialmente composta por Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia,  grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições, percorrerá as ruas do Pelourinho realizando cenas baseadas em várias obras de Jorge Amado. Começa com o “Velório de Quincas Berro D’Água”, no Largo do Pelourinho, e se encerra no “Cabaré da Zazá”, na Cantina da Lua. Acontece sempre as sextas, das 19h às 21h.

E tem também a Maratona Clic, que coloca jovens para fotografar depois de uma aula sobre a história do Pelourinho e a continuidade do trabalho de grupos nativos da área, como os que integram as ações "República do Pelô" - Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô - e  "Viradão do Samba" - Bambeia, Samba de Verdade e Botequim, que estarão quase que diariamente movimentando as ruas com seus tambores e batuques.

“Calendarizamos as ações culturais, contemplamos múltiplas linguagens, prestigiamos nossos artistas e damos visibilidade ao caldeirão cultural do Centro Histórico, buscando atender a soteropolitanos e visitantes”, afirma a diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso. O Pelourinho Dia e Noite integra o eixo Centro Histórico do programa Salvador 360.