Depois do Salvador Simplifica, mais um eixo do Salvador 360 será lançado pela Prefeitura e ajudará a combater dois dos principais problemas enfrentados pela capital baiana, principalmente neste momento de crise: o baixo investimento privado e o desemprego. Com o intuito de tornar a cidade mais atrativa e competitiva, o Salvador 360 Negócios terá os detalhes apresentados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Guilherme Bellintani, nesta quarta-feira (14), às 10h, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

Coordenada pela Sedur e com participação de diversos órgãos municipais e setores econômicos da cidade, a iniciativa já possui ações em andamento e pretende promover o desenvolvimento econômico, assim como atrair novos ou potencializar investimentos existentes, de setores com capacidade de gerar e absorver a força de trabalho local, com foco na aproximação do emprego e da moradia. O eixo compreende mais de 30 ações que serão implantadas a partir de fóruns de discussão com os setores econômicos, no intuito de identificar o que a Prefeitura pode fazer para potencializar esses negócios.

No setor de incentivos fiscais, um dos destaques será a redução de impostos para empresas que decidam implantar um estabelecimento na cidade. Um exemplo disso é a proposta de isenção de 2% do ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas de telecobrança, seguindo o exemplo de estados como Goiás e Paraíba. A mesma isenção poderá ser aplicada para obras de empreendimentos de serviço e de setor têxtil, além de construção de estabelecimentos como shoppings, redes de varejo e supermercados. Também está prevista a cessão de uso de terrenos ou imóveis municipais para instalação ou ampliação de empresas de segmentos estratégicos. Essas e outras novidades serão detalhadas pelo prefeito ACM Neto nesta quarta.

As ações do Salvador 360 Negócios foram subdivididas em setores de atuação, que envolvem o planejamento da reativação econômica, os incentivos fiscais e a potencialização de setores estratégicos, além da capacitação profissional, estímulo ao empreendedorismo e acesso ao emprego. Além disso, a iniciativa possui interface com outros eixos de atuação do Salvador 360 e também contará com programas que já estão em desenvolvimento pela Prefeitura, a exemplo do próprio Simplifica, do Revitalizar (estimulo à restauração e recuperação de imóveis no Centro Histórico) e o de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI).