Intervenção vai provocar mudanças nas linhas de ônibus que trafegam na região

A Prefeitura entrega, nesta quinta-feira (25), às 9h30, a continuação de uma via marginal construída entre o Shopping Paralela e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Luis Viana (Paralela), no sentido aeroporto. Com a marginal estendida, os motoristas de ônibus e de veículos menores que saem da Avenida Pinto de Aguiar terão tráfego mais direto. A solenidade de inauguração, com a presença do prefeito ACM Neto, acontece em frente à FTC.

Os condutores poderão, a partir da inauguração, permanecer na via até depois do viaduto da Avenida Orlando Gomes, nas imediações do Bairro da Paz, acessando, inclusive, o retorno para a seguir pela Paralela no sentido Centro. O mesmo vale para quem sai do shopping e precisa fazer o retorno.

O trecho (com 600 metros de comprimento por 10,4 metros de largura) dá sequência à pista secundária executada na primeira etapa de intervenções concluídas na região no ano passado. A atual obra faz parte da segunda fase de uma contrapartida decorrente de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de R$ 3,5 milhões, assinado pelo município, pelo shopping e pela faculdade.

Trinta e duas linhas de ônibus que passavam pela via principal da Paralela vão trafegar pela marginal (confira a lista abaixo). De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a marginal trará uma melhora significativa principalmente para a mobilidade desses coletivos. “Antes, os ônibus concorriam com os veículos menores na via principal da Avenida Paralela. Esse novo acesso vai melhorar a pontualidade e a trafegabilidade, pois os ônibus terão três faixas para circulação”, pontuou. Usuários de ônibus poderão fazer o embarque e o desembarque em pontos construídos em frente à FTC e ao shopping.

Primeira etapa - Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Mobilidade, através da Transalvador, em parceria com o Shopping Paralela e Colégio Villa, executou diversas intervenções na Avenida Paralela para dar mais fluidez ao trânsito. O investimento foi de cerca de R$ 10 milhões. O conjunto de obras contou com a construção de um pontilhão com 90m de comprimento com três faixas e passeio com pista tátil. A pista de acesso ao pontilhão, no trecho da Caoa Hyundai até a entrada do Shopping Paralela, foi totalmente pavimentada.

Além disso, foram construídos passeios, meio-fio e gradio metálico, bem como implantado novo paisagismo e iluminação pública. Também houve a construção de duas baias para ônibus, uma no sentido aeroporto (em frente ao Shopping Paralela) e outra em direção à rodoviária (ao lado da passarela que dá acesso ao estabelecimento comercial), com o objetivo de evitar retenção nas vias por conta da parada dos ônibus.

Linhas de ônibus que circularão pela marginal:

0211 Ribeira-Vale Dos Lagos

0315-01 Fazenda Gde Retiro-Itapua