O Conselho de Meio Ambiente do Município de Salvador (Comam) se reúne nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), para apreciar o processo de Licença Prévia do Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT).

O Conselho de Meio Ambiente do Município de Salvador (Comam) se reúne nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), para apreciar o processo de Licença Prévia do Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT), considerada a maior intervenção viária já realizada na capital baiana. De acordo com o titular da Semut, Fábio Mota, a partir de aprovação da licença, a Prefeitura poderá iniciar o processo de licitação das obras, estimado em mais de R$ 1 bilhão. A contrapartida do município de 20% será assegurada através do valor da outorga a ser pago pelos vencedores do processo de licitação do transporte público. O restante é fruto de financiamento e governo federal.

Considerado o “ponto nevrálgico” dos problemas da mobilidade urbana de Salvador, a ligação Lapa/Iguatemi é alvo das intervenções do BRT. Pelo projeto, será criada uma via expressa de 8,7 quilômetros que sairá da Estação da Lapa, no centro da cidade, até a Praça Newton Rique, na região do Iguatemi. Para isso, serão construídas vias exclusivas de ônibus em áreas como os canteiros centrais nas avenidas ACM e Juracy Magalhães Jr. e Praça Newton Rique, onde o sistema fará integração com o Metrô.

A estimativa é que, com a obra, o tempo para percorrer o trecho Lapa/Iguatemi caia de mais de uma hora para 15 min. Ele ressalta que haverá melhorias também na qualidade do transporte público, que contará com ônibus climatizados e mais confortáveis. “Todos sabemos que Salvador acumulou ao longo de décadas problemas crônicos de mobilidade. A melhor estratégia para reverter essa atuação é investir no transporte público de qualidade, que é o que priorizamos neste projeto”, afirma Mota, frisando que pelo trecho Lapa/Iguatemi passam 85% das pessoas que se deslocam para o trabalho diariamente.

Para viabilizar a via expressa serão construídos três complexos de viadutos que ficaram localizados nos seguintes pontos: Lucaia, no entroncamento entre as avenidas Garibaldi e Vasco da Gama; nas proximidades do Parque da Cidade, eliminando todos os retornos daquela área; e perto do Hiperposto, que não precisará mais dos semáforos para intermediar o trânsito. Com essas alterações, quem estiver de carro pode sair do final da Garibaldi até a Newton Rique sem pegar semáforos ou cruzamentos. O secretário explica ainda que também será criado um “mergulho” para ligar a Newton Rique à Avenida Tancredo Neves.

Segundo Fábio Mota, os recursos para a obra já estão assegurados junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal e o PAC da Mobilidade. A Prefeitura terá que dar uma contrapartida de 20%. “O recurso do município já está prevista dentro da licitação do transporte público, que deverá ser finalizado em breve. Ou seja, os dois projetos estão interligados e fazem parte do planejamento da cidade para vencer os problemas da mobilidade e da qualidade do serviço prestado na área do transporte urbano”, coloca.

Serviços

O que: Apreciar o processo de Licença Prévia do Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT)

Onde: Sede da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut)

Quando: Nesta quinta-feira (24), a partir das 9h