0
0
0
s2sdefault

Na mesma solenidade, ACM Neto estará à disposição para falar sobre medidas contra a Covid-19

A Prefeitura vai inaugurar nesta quinta-feira (3), às 9h30, mais uma obra de mobilidade na capital baiana, fruto da primeira etapa do sistema do BRT, na Avenida ACM. Será entregue um elevado na região do Cidadela, que receberá tráfego no sentido Itaigara ao Shopping da Bahia. A solenidade de inauguração vai acontecer na subida do elevado (quase em frente ao Lar Shopping). Na ocasião, o prefeito estará à disposição para falar das medidas contra a Covid-19. 

Os veículos que vierem do Parque da Cidade passarão por cima da nova estrutura, não havendo mais necessidade de seguir nas marginais da Faculdade Universo e Lar Shopping. O novo elevado tem 480 metros de comprimento, duas faixas em asfalto e uma em concreto, por onde irão trafegar os ônibus do BRT. A estrutura é sustentada por 72 vigas pré-moldadas, tem 2.080 m³ de concreto e 250 toneladas de aço. A construção teve R$ 16,2 milhões em investimentos.

De acordo com o consórcio responsável pelas obras, este é o sexto de sete elevados concluídos na primeira etapa do BRT.  O equipamento se soma a outro já inaugurado na região do Cidadela, em março passado, cujo sentido de tráfego é o oposto (Shopping da Bahia para o Itaigara). Além disso, mais quatro estruturas do tipo já foram implantadas na Avenida ACM e hoje já proporcionam maior fluidez no trânsito nessa região que é uma das mais movimentadas da cidade.  

Em agosto, foi entregue o elevado no sentido Avenida Tancredo Neves, entre o Sam’s Club e a Praça Newton Rique. Em abril, foi a vez do elevado entre a Baviera e o Sam’s Club, com 560 metros de comprimento no sentido Parque da Cidade. Por fim, outros dois viadutos foram inaugurados em dezembro de 2019 nas imediações do Parque da Cidade, beneficiando motoristas que trafegavam na direção do Itaigara à Lucaia e vice-versa.  

O sétimo e último elevado da primeira etapa do BRT está em construção. O equipamento terá mão dupla e será específico para a circulação dos ônibus articulados do BRT, tendo extensão da Praça Newton Rique até as proximidades da estação do metrô da rodoviária.

Características – O projeto total do trecho um do BRT compreende uma extensão de 2,9 km, ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). O investimento é de R$ 213 milhões, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Os outros dois trechos - o que vai ligar a Estação da Lapa à região do Parque da Cidade e daí se prolonga até a Pituba - já estão com obras em andamento.  

A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...