O prefeito ACM Neto entrega nesta segunda-feira (17), às 10h, o sexto gripário municipal na região do Pau Miúdo, localizado no 16° Centro de  Saúde, na Rua Marquês de Maracá (próximo ao Largo do Tamarineiro). O equipamento é destinado ao atendimento exclusivo de pessoas com síndromes gripais, inclusive Covid-19. O investimento é de R$3,4 milhões.

A equipe multidisciplinar da unidade vai contar com 75 profissionais de saúde e da área administrativa. O gripário terá dez leitos de enfermaria e dois de sala vermelha (estes últimos funcionam como uma pequena Unidade de Terapia Intensiva).

Os pacientes também terão garantidos nessa estrutura a realização de exames de raios-x, laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), além de assistência médica, enfermagem, serviços de farmácia e o suporte de ambulância nas 24 horas para retaguarda dos pacientes que serão regulados para internamento na rede SUS de Salvador.

Outras estruturas - Na semana passada, moradores das nas ilhas de Bom Jesus dos Passos, Maré e Paramana foram contemplados com a implantação de um gripário, instalado na primeira. Outros equipamentos semelhantes já foram entregues pela gestão municipal e estão funcionando em anexo às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. As estruturas somam 89 leitos, sendo 74 de enfermaria e 15 de sala vermelha e funcionam em regime 24 horas, reforçando o atendimento prestado nas UPAs.