A Prefeitura e o Consórcio CBS, formado pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia AS, Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria LTDA. e Brencorp Consultoria e Meio Ambiente LTDA., assinam, nesta quarta-feira (18), o contrato para elaboração do Plano de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) de Salvador. O evento acontecerá às 9h30, no Palácio Thomé de Souza, Centro, com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, além de representantes do consórcio e imprensa.

O plano visa implantar a gestão do saneamento básico na capital baiana, em conformidade com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Será formulada política que estabeleça normas contratuais de relacionamento com os prestadores de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O PMSBI também fará o diagnóstico do estado de salubridade ambiental, fundamentado em indicadores adequados, e definirá as ações e investimentos prioritários, visando a universalização dos serviços de saneamento básico. O plano está previsto para ser concluído em 15 meses e o investimento é de cerca de R$ 4,9 milhões, proveniente de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).