Uma nova Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) será inaugurada neste sábado (30), às 9h30, em Itapuã, pelo prefeito ACM Neto e pela secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos. O novo equipamento é voltado à famílias em situação de rua, desabrigados por abandono, migração ou ausência de residência, pessoas em trânsito e sem condições de se sustentar. A UAI funcionará 24 horas por dia, na Alameda Itanhém, 52, Qd B, Lt 12, em Nova Brasília de Itapuã (atrás do Posto Shell da Avenida Dorival Caymmi).

A UAI de Itapuã terá capacidade de atender 50 pessoas e contará com uma equipe composta por psicólogo, assistente social e educadores sociais. Entre as ações promovidas pela unidade estão: desenvolvimento do convívio familiar, orientação para acesso à documentação pessoal; inserção de em programas de capacitação, construção de plano individual de atendimento, orientação sócio familiar, diagnóstico socioeconômico, articulação da rede de serviços socioassistenciais e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

A secretária Ana Paula Matos afirmou que a UAI promove a inclusão social. "Mais um investimento da Prefeitura de Salvador que, além de fortalecer a inclusão social, reinsere os acolhidos na comunidade, promovendo assim politica pública de assistência social. A família terá não só acolhimento com equipe especializada, mas encaminhamento para cadastro de benefícios sociais, cursos profissionalizantes, além do fortalecimento de vínculos familiares", disse. O investimento nas ações do Sempre Cidadão chega a R$ 65 milhões.

Com a inauguração da nova UAI, a Sempre passa a contar com 11 unidades de acolhimento espalhadas pela cidade. Até o próximo ano a previsão é que 14 unidades estejam em funcionamento, totalizando 700 vagas de acolhimento. O investimento na unidade é de R$ 77.800 mensalmente.