O bairro de Jardim Santo Inácio vai ser o mais novo beneficiado com o Morar Melhor, programa de melhoria habitacional da Prefeitura. A ordem de serviço para a reforma de 200 casas em situação precária será assinada às 18h30 desta terça-feira (20) pelo prefeito ACM Neto, na Rua Ernesto Araújo, próximo à associação de moradores do bairro.

A ação é voltada para residências situadas em comunidades carentes. Por meio dela, componentes básicos e estéticos dos imóveis são recuperados, dando mais conforto e segurança aos moradores. São feitos serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias e substituição de vasos sanitários e pias, além da recuperação ou troca de telhado.

Desde 2015, quando o Morar Melhor passou a ser executado em Salvador, cerca de 25 mil casas já foram recuperadas. Foram beneficiadas localidades como Calabetão, Dom Avelar, Alto das Pombas, Calabar, Cosme de Farias, Luís Anselmo, Vila Canária e Pau da Lima, entre outras.

A seleção é feita de acordo com critérios técnicos do programa, como locais com maior número de casas sem alvenaria ou revestimento; residências que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capita inferior a R$ 85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família.

Premiação – Em 2017, o Morar Melhor foi premiado com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social. O selo, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, é conferido a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação.