0
0
0
s2sdefault

Depois das primeiras 125 unidades habitacionais, inauguradas em abril de 2018, os moradores da comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário, terão o sonho completamente realizado neste sábado (26), com a entrega de novos 132 para famílias da antiga invasão chamada de Cidade de Plástico, que existia no local. A solenidade, comandada pelo prefeito ACM Neto, aniversariante do dia, acontece no próprio conjunto habitacional, situado na Rua Engenheiro Agenor de Freitas de Periperi, 437, em Periperi (entre a linha do trem e o mar), a partir das 10h. 

Com investimento total de R$ 22,1 milhões oriundos de recursos próprios da Prefeitura, a construção do conjunto habitacional, aliada à urbanização local, está promovendo uma verdadeira transformação na vida dos moradores, que antes viviam na invasão em barracos de madeira, lona e plástico, sem energia, saneamento básico ou dignidade, em meio à sujeira e aos ratos. A iniciativa transformadora faz parte do conjunto de ações do programa municipal Salvador 360, eixo Investe. 

Nesta segunda e última etapa, a outra parte da estrutura a ser entregue engloba, além dos novos 132 apartamentos, o centro comunitário do conjunto habitacional, mais quatro quiosques, um parque infantil, uma academia de saúde e um espaço de lazer e convivência.  

Na primeira etapa, além dos primeiros 125 imóveis, já haviam sido entregues em abril do ano passado a Escola Municipal Guerreira Zeferina, campo de futebol, miniquadra, três quiosques, espaço de convivência e lazer, calçadão de acesso à praia, deck e estacionamento. 

Os apartamentos são de dois ou três quartos, distribuídos em dez prédios – 20 dessas moradias foram adaptadas para pessoas com deficiência. O conjunto, inclusive, já entrou na era tecnológica: através de um acordo de cooperação com a Coelba, ganhou um sistema de geração solar fotovoltaica de energia elétrica. A ação beneficia as residências, a creche e outras unidades da administração municipal no local. 

Processo – Sob a coordenação da Casa Civil, o Conjunto Habitacional Guerreira Zeferina teve o projeto urbanístico desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em conjunto com os próprios moradores. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). 

O processo envolveu o cadastramento e relocação das famílias. Durante o período de obras, todos receberam acompanhamento social supervisionado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). 

As atividades envolveram a concessão de Aluguel Social enquanto as famílias aguardavam os novos apartamentos e capacitação profissional, com cursos gratuitos de iniciação a eletricistas, iniciação a pedreiro, produção de salgados e folheados, de fotografia e vídeo, além de formação de liderança. A ação, inclusive, permitiu que alguns beneficiários conseguissem ser selecionados para fazer parte da mão-de-obra para construção do empreendimento.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...