Quem passa pela Rua Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, bem em frente ao cruzamento entre as avenidas Anita Garibaldi e Lucaia – uma das principais vias de tráfego de Salvador, já vê um cenário diferente de uma encosta que causava preocupação, principalmente no período chuvoso. Além da proteção da área de risco com a aplicação de geomanta, a Prefeitura ainda iniciou uma ideia que será expandida em 2019: a aplicação de grafites nas principais geomantas e encostas da cidade. O anúncio foi feito no próprio local, nesta sexta-feira (19), pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis, demais gestores e autoridades e população.

O prefeito salientou que, desde a adoção, em 2016, já são 115 localidades beneficiadas com a técnica inovadora de proteção de áreas de risco e outras 25 estão em execução. “Esta é uma encosta simbólica na cidade, agora ainda mais interessante porque tem a beleza da grafitagem que a Prefeitura trouxe e que deve ser replicada em outras encostas. São mais de R$12 milhões investidos em 115 geomantas entregues e 25 em obras”, afirmou ACM Neto, salientando que o trabalho é realizado durante o ano inteiro e vem permitindo que Salvador fique cada vez mais protegida no período das chuvas.

Investimento – Com um investimento de R$ 217,8 mil, a geomanta do Rio Vermelho é primeira grafitada na cidade e faz a proteção de 1.391 m² de encosta, beneficiando 53 famílias. Adotada desde 2016, a técnica já foi aplicada em um total de 77,4 mil m² de áreas de risco.

A implantação do material possui o seguinte processo: inicialmente, a área que vai receber a geomanta é avaliada para verificar a possibilidade da instalação. Sendo aprovada, é realizada a limpeza e remoção de materiais como vegetação, lixo, restos de obra e revestimento solto. Posteriormente, é instalada a geomanta, que consiste na aplicação do material formado por um composto de PVC e geotêxtil, que é revestido com argamassa de concreto, seguida por pintura antifungos. A finalização compreende a instalação de canalhas, cerca de proteção e reconstituição da drenagem.

Características – O prefeito afirmou ainda que a ação de grafitagem em geomantas e encostas da cidade será conduzida em conjunto pela Codesal e Fundação Gregório de Mattos (FGM), para execução em 2019. Os órgãos serão responsáveis pela escolha dos locais a receberem a arte, que representará características marcantes das regiões a serem beneficiadas, assim como a ocorrida no Rio Vermelho.

Inspirada na paisagem do próprio bairro, o trabalho de grafitagem realizada pelo artista Bruno Wiw destaca a liberdade, o mar, a natureza, belezas características de um dos bairros mais boêmios da capital baiana. “A continuidade dessa ação vai dar grande visibilidade aos grafiteiros de Salvador não só aqui, mas também no Brasil e em outros países. Isso só faz acrescentar para o artista de rua”, pontuou Wiw, também presente na cerimônia.