0
0
0
s2sdefault

Entre as intervenções realizadas estão substituição dos quadros de máquinas, de comando e dois novos painéis de operação

O Plano Inclinado Gonçalves que, junto com o Elevador Lacerda, realiza em poucos minutos o translado de passageiros entre o bairro do Comércio, na Cidade Baixa, e a Praça da Sé, na parte alta, foi reaberto nesta segunda-feira (22). O ascensor, que foi submetido a uma manutenção que durou cerca de 90 dias, teve seu maquinário totalmente modernizado, garantindo maior eficiência agregada à economia de energia. A reforma teve investimento de R$ 1,4 milhão da Prefeitura.

O equipamento foi reaberto em fevereiro de 2014, após a recuperação dos dois bondes, serviço de contenção do talude da encosta e reforma do 18º Batalhão da Polícia Militar, instalado no local. Além disso, houve remodelamento de peças como motores e caixas de comando. No entanto, os equipamentos que foram mantidos, quando demandavam reforma, tinham de ser enviados ao Rio de Janeiro para a fabricação de uma peça substituta, e isso demandava tempo, complicando a manutenção do Plano Inclinado

Na reforma realizada agora, para garantir maior conforto e segurança aos usuários, o ascensor foi modernizado, passando a contar com dois novos motores, e não mais os antigos, e a parte elétrica foi renovada. A reforma do equipamento contemplou ainda a substituição dos quadros de máquinas, de comando e dois novos painéis de operação de controle. Toda a fiação elétrica foi substituída por cabos de potência. Os geradores foram trocados, além da modernização dos bondes. O sistema de linhas aéreas foi substituído por cabos de manobras e a subestação foi totalmente requalificada.

A segurança dos usuários foi outro ponto reforçado com a instalação de um sistema abaixo dos bondes e freios nos chassis, além da instalação de delimitador de velocidade, que ativará o freio em caso de excesso. O sistema anti-capotagem vai alinhar as cabines em movimento. Houve ainda a implantação de equipamentos de acessibilidade, como revestimentos, comunicação visual adaptada e piso tátil. Outras novidades são os novos sistemas de luz de emergência e de intercomunicação entre bondes e casa de máquinas.

Os usuários terão acesso gratuito ao serviço pelos próximos 45 dias, com o sistema operando de forma assistida de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Ao término desse período, os passageiros passarão a arcar com uma taxa de manutenção no valor de R$ 0,15, como já ocorre com os demais equipamentos do tipo. Com o retorno do elevador ao cotidiano da população, os usuários devem economizar cerca de 15 minutos que gastariam numa viagem de ônibus.

Segundo o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, “todo o sistema é alimentado pela subestação, o que nos livra de muitos problemas que possuía o plano utilizando os equipamentos antigos. Então, com tudo automatizado e a nova subestação, garantimos ainda a segurança dos usuários, que contarão também com um moderno equipamento de frenagem, que não havia anteriormente. Também instalamos cabos subterrâneos para garantir o funcionamento pleno do ascensor mesmo em caso de falha nos cabos aéreos”.

O Plano Gonçalves possui toda a infraestrutura de acessibilidade necessária para a condução de pessoas com dificuldade de locomoção, como corrimãos e pistas táteis. “Além disso, o novo sistema garante ainda a abertura e o fechamento das portas de forma automática”, conta o secretário. “Também estamos nos adequando à legislação no que se refere ao transporte de animais. A partir de agora, deve haver o cuidado de proceder com a vacinação dos mesmos e conduzi-los em caixas adequadas para transporte. Portanto, hoje temos todos os ascensores funcionando com eficiência e sem interrupção. Isso melhora a qualidade de vida do cidadão e a mobilidade da cidade”, garante.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...