0
0
0
s2sdefault

O Espaço Coaty, localizado no conjunto arquitetônico da Ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, recebeu nesta quarta-feira (19) a visita de membros da organização não governamental internacional World Monuments Fund (Fundo Mundial de Monumentos) para a realização do Watch Day. O evento teve como propósito a divulgação do sítio histórico pelos canais de comunicação da entidade.

A WMF é voltada à catalogação e preservação do patrimônio cultural mundial, atuando através de manifestações, palestras e propagandas de incentivo à preservação do bem cultural comum da Humanidade, e vai trabalhar na captação de recursos para recuperação do Coaty. O espaço é o único sítio histórico do Brasil a ser catalogado pela instituição.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, comemorou a inserção do monumento no catálogo internacional e disse que a iniciativa vai dar mais visibilidade ao conjunto arquitetônico – desenhado pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914 – 1992) na década de 80. “Durante décadas o Coaty foi subutilizado. Existe um projeto em que está sendo discutido com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para fazer uma grande reforma naquela área. O plano inclui, inclusive, um elevador que liga a Ladeira da Misericórdia à Praça da Sé”, revelou o gestor da FGM

Para a gerente de Sítios Históricos da FGM, Milena Tavares, o reconhecimento indica o mérito que a obra representa para os soteropolitanos e para turistas ao redor do mundo, já que trabalhos como os que Lina realizou ainda repercutem. “Pessoas de diversos países sempre nos procuram para conhecer os espaços onde ela interveio, a exemplo do Teatro Gregório de Matos, Casa do Benin e o Coaty”.

 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...